CONSOLIDAÇÃO DO NASF NA ATENCÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jacqueline Hermes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Paula Corrêa Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.18616/inova.v10i2.5210

Resumo

A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada estratégia central para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e reguladora do acesso e utilização dos serviços. Diante das constantes necessidades de mudança na forma de produzir e prestar o cuidado passou por processos de reestruturação e reorganização. Foi implantada a Estratégia Saúde da Família (ESF) e, com a necessidade de ampliar e qualificar as práticas, o Ministério da Saúde introduziu o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), com a prerrogativa de apoio matricial às equipes generalistas da ESF, mediante trabalho compartilhado. Esse estudo objetiva descrever, a partir da literatura, a atuação do Nasf nesse nível de atenção, e refletir sobre os desdobramentos dessa proposta no território nacional. Revisão de literatura, com busca de materiais no banco de dados online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando o descritor “Atenção Primária à Saúde” e o termo “Núcleo de Apoio a Saúde da Família”. Foram encontrados 103 artigos, 99 com textos completos. Selecionados 19 para leitura na íntegra, dos quais 10 foram referenciados, além de outros materiais importantes relacionados ao tema. O estudo demonstrou aspectos positivos vinculados à implantação do Nasf, o que confirma o impacto dessa estratégia nos serviços de APS. Ao mesmo tempo, ainda são percebidos desafios e fragilidades a serem aprimorados para contemplar as diretrizes atribuídas ao Nasf. 

Biografia do Autor

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Grupo de Pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/PEN/UFSC) e do Grupo de Estudos sobre Educação e Trabalho (GESTRA/UDESC). 

Jacqueline Hermes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina. Discente do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (MPEAPS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Paula Corrêa, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). 

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Gestão em Saúde