A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Soraya Aparecida Lacerda, Camilla Müller Bayer, Vitoria Gabriela Fock

Resumo


O presente artigo perfaz um estudo da influência da disciplina Alfabetização e Letramento no estágio curricular do quinto ano de Pedagogia de uma Universidade Catarinense. O objetivo de tal busca é perceber os reflexos desta disciplina na formação do Pedagogo e entender como configura-se o binômio alfabetização e letramento. Por meio de um grupo focal, realizado com as acadêmicas do quinto ano de Pedagogia, pode-se levantar dados a respeito do estágio curricular. Compreendeu-se, com esta pesquisa, o modo com que o estágio curricular é experienciado e como as estagiárias puderam aliar o aprendizado adquirido durante sua formação acadêmica ao exercício cotidiano de sua docência. Para o embasamento teórico desta pesquisa, buscou-se os conhecimentos de Pimenta e Anastasiou (2002), Pimenta e Lima (2004), Teberosky e Ferreiro (1985).

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. São Paulo: Artes Médicas, 1985.

PARECER CNE/CP Nº: 5/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Disponível em:

< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2017.

PERRENOUD, Philippe. et. al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14. n. 40 jan./abr. 2009.

MACHADO, Tiago Ribeiro. Os desafios do professor alfabetizador. 2014. Disponível em: < http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/OS-DESAFIOS-DO-PROFESSOR-ALFABETIZADOR.aspx>. Acesso em: 10 set. 2017.

MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues; ROCHA, Elaine Andreia Gonçalves Moreira da. Alfabetizar letrando: novos desafios no ensino da língua escrita. 2013. Disponível em: < http://www.iptan.edu.br/publicacoes/saberes_interdisciplinares/pdf/revista12/ALFABETIZAR_LETRANDO.pdf > Acesso em: 16 mar. 2017.

SANTI. Paula Aparecida. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul: Unijuí, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.18616/ce.v8i1.3925



Direitos autorais 2019 Criar Educação

 

 

ISSN 2317-2452

Qualis

Ensino - B1

Linguística e Literatura - B3

Ciências ambientais, Comunicação e informação, Geografia, Interdisciplinar, Saúde Coletiva e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis, e Turismo - B4

Educação, Planejamento Urbano e Regional/Demografia - B5

Biodiversidade e História - C

Editor: ALEX SANDER DA SILVA

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.