Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Direitos Humanos e Sociedade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As publicações da Revista Direitos Humanos e Sociedade possuem abordagens de temas atuais do pensamento jurídico em especial aqueles baseados nas perspectivas críticas e reflexivas sobre o Direito. Os artigos são publicados observando as ênfases profissionais do curso de pós-graduação em Direito, das suas linhas de ensino, pesquisa e extensão e a amplitude de conhecimentos que constituem o campo da área jurídica. Cada edição publicará manuscritos que podem ser apresentados nas seguintes categorias:

 

Artigos originais: resultado de trabalho de natureza empírica, experimental ou conceitual. Deve conter as seções: Título (português e inglês), Resumo/abstract, Introdução, Métodos, Discussão, Conclusões, Referências. Deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 páginas.

 

Resenhas: as resenhas devem ser de obras atuais ou clássicos científicos que tenham impacto no estudo e nas pesquisas que tenham aderência temática com as linhas do programa de mestrado em Direitos Humanos e Sociedade da Unesc. As resenhas devem ter no mínimo 05 e no máximo 10 páginas com referências.

 

Traduções: Tradução de artigo científico inédito em português que tenha relevância para a área de estudo da revista.

 

Entrevistas: a revista se propõe em publicar entrevistas com profissionais de reconhecida contribuição para o campo científico, social e político na temática dos Direitos Humanos e Sociedade. Não havendo limites de laudas para publicação.

 

  1. 1.      Objetivos

 

3.1 Socializar a produção do conhecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão;

3.2 Contribuir com a formação de professores e acadêmicos em nível de pós-graduação enfatizando o desenvolvimento da escrita acadêmica e do olhar investigativo;

3.3 Ampliar o debate em torno da produção acadêmica de professores e acadêmicos da área;

3.4 Publicar trabalhos que entrelaçam as temáticas Direitos Humanos e Sociedade;

3.5. Intercambiar conhecimentos de outras regiões do Brasil e do exterior.

 

  1. 2.      Considerações éticas

 

O trabalho descrito no manuscrito deve ser apresentado com declaração de ter sido realizado de acordo com as normas éticas e com cópia da aprovação do respectivo Comitê de Ética local (de acordo com a Resolução n.º 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde para pesquisa com seres humanos e Lei Federal (Lei Arouca) 11.794/2008 para pesquisa com animais) ou uma justificativa para ausência desse documento contendo a descrição dos cuidados éticos adotados pelo(s) autor(es) para substituí-lo (se essa não infringir as leis).

Juntamente, deverá ser enviada declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e o termo de divulgação de potencial conflito de interesses, devidamente assinados por todos os autores.

 

  1. 3.      Método

 

5.1. Especificações Gerais:

 A Revista Direitos Humanos e Sociedade é publicada em meio eletrônico. Tipos de submissão: artigo original, resenhas, traduções e entrevistas.

A tiragem será semestral sem limites de artigos por publicação, com fluxo contínuo de recebimento de manuscritos para avaliação.

O manuscrito submetido será recebido pelo sistema on-line da revista (www.unesc.net/periodicos) e encaminhado pela Editoria Executiva ao Editor Associado da área para que esse avalie e encaminhe para dois relatores (Consultores Ad hoc) convidados, que possuem competência estabelecida na área de conhecimento do manuscrito.

O resultado será expresso em “aprovado”, “aprovado após correções sugeridas” ou “reprovado”. Em caso de um parecer positivo e outro negativo o Editor decidirá e/ou enviará, caso julgue necessário, o manuscrito a um terceiro avaliador Ad hoc. O Editor poderá indicar os Consultores Ad hoc.

Somente serão aceitos manuscritos submetido por pelo menos um dos autores com a titulação de mestrado.

 

 

3.2.            Normas de formatação

 

5.1 Folha de Rosto

a) Deve constar título completo (no idioma português e em inglês), nome(s) do(s) autor(es) e da(s) respectiva(s) instituição(ões) por extenso, com endereço completo apenas do autor responsável pela correspondência, incluindo e-mail;

b) Título corrido: máximo de 50 caracteres;

c) Órgãos e instituições financiadores: quando for o caso, citar duas linhas abaixo, logo após o endereço.

 

5.2. Resumo

Todos os artigos submetidos à Revista Direitos Humanos e Sociedade deverão ter resumo na língua portuguesa e em inglês. O Resumo deverá conter no máximo 250 palavras, espaçamento simples, escrito em parágrafo único, contendo o texto tema, delimitação do tema, problema, hipótese, objetivos, método. Porém, não mencionar no resumo os itens que compõem a estrutura do manuscrito. Serão aceitos entre 03 a 05 palavras-chave. O resumo na tradução para o inglês será nomeado Abstract e deverá conter 3 a 5 keywords.

 

5.3. Apresentação das seções

O corpo de texto deve apresentar sequência lógica, organizada em partes distintas (introdução, desenvolvimento, conclusões, referências), considerando-se a categoria do manuscrito envolvida.

a) corpo do texto: apresentado em folha A4, margem superior, inferior, direita e esquerda iguais a 2,5 cm. O texto deve possuir espaço 1,5 (entrelinhas), fonte Arial, tamanho 12. Deverá ser iniciado pela introdução e apresentado de maneira contínua, sem novas páginas para cada subtítulo;

b) o formato deve ser autor/data.

 

5.4. NORMAS DE APRESENTAÇAO DO ARTIGO CIENTÍFICO

1 ESTRUTURA GERAL:

  • Fonte Arial 12; Papel tamanho A-4; Espaço interlinear 1,5; Margens superior e esquerda 2,5 cm e inferior e direita, 2,5 cm; alinhamento justificado, exceto as Referências que são alinhadas somente a esquerda. 
  • No início do trabalho, deve-se incluir, nesta ordem: título e subtítulo (se houver) do artigo (alinhamento centralizado), dois espaços abaixo: nome(s) do(s) autor(es) acompanhado de nota de roda pé, letra 10, constando a instituição(ões), endereço postal e eletrônico do(s) autor(es) em nota de rodapé.
  • Resumo: letra 10 Arial, espaço interlinear simples, em um só parágrafo, com no máximo 250 palavras.
  • Palavras-chave: De 3 a 5 palavras que identificam o conteúdo abordado no artigo, seguidas de ponto e vírgula em cada uma delas.
  • Abstract e keywords
  • Corpo do texto (de acordo com o tutorial do Curso)
  • Referências

 

  • OBS: As notas de rodapé devem ser somente, explicativas e concisas, ao final da página e sua numeração deve obedecer rigorosamente as indicações no texto. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto.
    • As ilustrações, quando existirem, devem estar no corpo do texto, indicando a fonte.
    • Referências devem ser indicadas em ordem alfabética, espaçamento simples e justificado somente a esquerda (ABNT, 2002).

 

2 CITAÇÕES (ABNT, 2002)

  • A citação de autores, segue a NBR 10520 de Agosto 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deve ser feita no corpo do texto (autor-data) nas paráfrases e (autor-data e página) nas citações diretas.
  • Quando o autor estiver inserido no texto, ou seja,  antes da citação o nome deve ser digitado com letras Maiúsculas/minúsculas. Ex: Freire (2002) se for paráfrase/citação indireta e Freire (2002, p. 45) se for citação direta.
  •  Quando o autor for referenciado após a citação deve ser indicado com letras maiúsculas ex. (FREIRE, 2002) para paráfrase/citação indireta e (FREIRE, 2002, p. 45) se for citação direta.
  • Na medida do possível deve-se ir a fonte original; na impossibilidade desta, se for citar algo que foi citado por outro autor, usa-se a expressão latina apud. Neste caso, se o autor  for inserido no texto, ou seja antes da citação o nome do autor original deve ser digitado com letras Maiúsculas/minúsculas, e dentro do parênteses, indica-se a data do autor original a expressão apud e o autor que citou com letras todas maiúsculas, data e página), ex: Correia (2003 apud VICTOR, 2011), quando for após a citação, indica-se dentro do parênteses o autor da citação, virgula, data da publicação a expressão latina apud o autor consultado, data e página do livro consultado)  Ex: (CORREIA, 2003 apud VICTOR, 2011) Nas datas idênticas em livros do mesmo autor, utilizar letras para diferencia-lo ex. 2016a e 2016b.
  • Nas citações diretas longas, acima de três linhas, fazer o recuo de 4 cm, espaço interlinear simples e letra com fonte 10.

 

3 REFERENCIAS (ABNT, 2002)

 

NORMAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

  • Autor da publicação com SOBRENOME em letras maiúsculas antecedendo o nome.
  • Livros com dois e três autores Mencionam-se os autores na ordem em que aparecem na publicação ligados por ponto e vírgula.
  • Se há mais de três autores, menciona-se o primeiro autor seguido da expressão et al.
  • Se o livro for traduzido, indica-se o autor original, o título do livro, depois coloca-se Tradução de e indica-se o Autor(es) da tradução com o nome e sobrenome (letras Maiúscula/minúscula).
  • Se for um sobrenome homônimo como por ex: Junior, Filho e outros, indica-se o sobrenome mais a especificação de grau em letras maiúsculas. Ex. TEIXEIRA FILHO, José.
  • As referências devem ser digitadas em espaço simples e alinhadas somente a esquerda.
  • Os meses nas referências dos artigos de revista devem ser abreviados com letras exceto maio.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.

Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica –  Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.

 

O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.

 

O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.