Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Seminário de Filosofia e Sociedade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A submissão e o processo dos trabalhos não terão custos para os autores.

O Seminário de Filosofia e Sociedade não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados. Matérias que não atendam aos requisitos acima não serão consideradas para exame e publicação.

Normas de formatação

Extensão: mínimo 5 e no máximo 10 páginas, incluindo referências bibliográficas.

Formato do arquivo: Word (doc ou docx).

Papel: tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm).

Margens: margem superior, inferior, direita e esquerda iguais a 3,0 cm.

Espaçamento entrelinhas: é de 1,5 cm para a maior parte do texto. No resumo, nas citações longas (com mais de três linhas), nas fontes e/ou legendas de ilustrações e tabelas e nas referências, utilizar espaço simples.

Parágrafo: apresentar recuo de 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Os parágrafos das citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser recuados a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e espaçamento simples entrelinhas.

Alinhamento do texto: texto justificado sem a separação silábica, excetuando-se:

            Título e subtítulo do artigo – centralizado

            Eixo - centralizado

            Nome dos autores – centralizado

            Referências – alinhadas à esquerda

Tipo e tamanho da fonte: Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 11 para citações com mais de três linhas, títulos, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas.

Títulos das seções: caso o texto seja organizado em seções, os títulos das seções e subseções devem seguir o padrão descrito a seguir:

- Seção primária – negrito

- Seção secundária – negrito e itálico

- Seção terciária – itálico

- Seção quaternária – sem o uso de negrito ou itálico

Citações

As citações devem ser feitas no sistema autor-data, em que se coloca o sobrenome do autor ou da instituição responsável ou título de entrada, seguida do ano de publicação do documento separado por vírgula. Caso seja uma citação direta deve-se incluir após o ano, o número da página da obra citada.

Exemplos:

a. Citação no corpo do texto: Beuren (2013, p. 31) opina que “a confecção de artigos de periódicos é um requisito imprescindível para a solidificação da formação acadêmica”.

b. Indicação de autor dentro de parênteses: A confecção de artigos de periódicos é um requisito imprescindível para a solidificação da formação acadêmica (BEUREN, 2013, p. 31).

c. Obras de até três autores: (BAZO; MORAES; MARTINS, 2013) – sobrenomes separados por ponto e vírgula.

d. Citação com mais de três autores: (BAZO et al., 2013, p.103).

e. Citação de citação de um autor: (CASTELI et al., 2008 apud SCREMIN et al., 2013).

f. Citação de várias obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano:  (CHAUI, 2001a)

(CHAUI, 2001b)

(CHAUI, 2001c)

 

  1. O texto deverá ser organizado, conforme itens subsequentes:

 

- Título do artigo

- Eixo

- Autor (es)

- Resumo (máximo 100 palavras) e Palavras-chave (de 3 a 5)

- Introdução

- Resultados e Discussão

- Considerações Finais

- Referências

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente ao Seminário Filosofia e Sociedade, que serão apresentados nele e posteriormente, após avaliação da comissão, publicados; Não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, eventos ou anais. As contribuições podem ser apresentadas em português, sendo necessário a submissão da versão, e sua apresentação no evento correspondente ao Seminário. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação para apresentação no evento e posterior publicação. Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Coordenador do Seminário e aqueles selecionados são avaliados por Comissão Avaliadora. A decisão final cabe à Comissão Avaliadora e ao Coordenador do Seminário.  Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial do ANAIS.

O trabalho descrito resumo expandido deve ser apresentado com declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e inexistência de plágio, devidamente assinados por todos os autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.