Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Amicus Curiae?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA AMICUS CURIAE:

Os textos devem ser artigos originais, redigidos em Português, Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão ou Francês. O título, o resumo e as palavras-chave devem aparecer descritos em português e inglês. Os trabalhos deverão ser redigidos em linguagem científica, com extensão mínima de 10 páginas e máxima de 25 laudas. O Conselho Editorial reserva-se no direito de não publicar os trabalhos que não observem os referidos parâmetros, ou cuja temática não seja pertinente aos eixos temáticos da Revista. Os trabalhos serão submetidos para a apreciação do Conselho Editorial da Revista que, mediante prévio parecer de dois consultores dentre o Conselho Consultivo, acatará ou não a publicação. A decisão será comunicada, via e-mail, aos autores, sem o compromisso de devolução dos originais. Os artigos serão examinados pelos consultores levando-se em consideração, através do sistema de pares e double blind review, os seguintes critérios:

a) relevância científica;

b) originalidade do trabalho na doutrina brasileira e internacional;

c) fundamentação teórica e prática;

d) ênfase no caráter crítico;

e) precisão técnico-científica do conteúdo apresentado.

Cada texto receberá um parecer contendo as seguintes recomendações:

a) indicar para publicação;

b) indicar para publicação, desde que efetuadas as revisões indicadas pelos consultores;

c) negar a publicação

Cada trabalho será examinado por dois consultores. Os critérios que embasarão a análise serão: a) relevância científica, b) originalidade, c) concisão e clareza nos textos apresentados. As informações e conceitos emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Os autores dos pareceres emitidos serão mantidos em rigoroso sigilo. Todos os artigos deverão estar obrigatoriamente, formatados conforme as normas de publicação estabelecidas pelo corpo editorial da Revista.  Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Editorial da Revista. Quando forem necessárias modificações substanciais, o autor será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de 10 (dez) dias. Os autores são responsáveis pelos conceitos e informações contidos nos trabalhos enviados para publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os textos devem ser artigos originais, redigidos em Português, Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão ou Francês. 
  2. Apresentação dos originais:Deverão ser submetidos através do sistema de editoração On-Line (editor de texto Word), nas seguintes normas:Formato: A4, posição vertical;Fonte: Times New Roman;Corpo: 12 Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas. Entre linhas: Espaçamento um e meio.Parágrafo: 1,5 cm.Margens: Superior e esquerda - 3 cm; Inferior e direita - 2 cm.Os artigos poderão ser publicados em português, espanhol, francês, alemão ou inglês. Os artigos deverão conter as seguintes partes, na seguinte ordem:
  3. Os artigos devem indicar a afiliação completa de todos os autores, incluindo instituição, unidade e departamento de origem. (Ex.: UNESC. Curso de Graduação em Direito) O nome do autor e titulação deverão ser inseridos na plataforma do sistema ou devem acompanhar arquivo anexo.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. Os artigos deverão ser precedidos por um breve resumo (10 linhas no máximo) em português e em inglês, o qual destacará as principais questões discutidas no trabalho. A fim de assegurar a imparcialidade na análise dos artigos, será adotado o sistema "Doublé Blind Review" e para tanto o autor deverá indicar no corpo do trabalho seu nome e titulação. O nome do autor e titulação deverão ser inseridos na plataforma do sistema ou devem acompanhar arquivo anexo.
 

Declaração de Direito Autoral

Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da Revista Amicus Curiae e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.

 

Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica –  Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.

 

O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.

 

O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.