EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO

Autores

  • Ana Beatriz Souza Cerqueira Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Ligiane Marcelino Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa
  • Elka Gisela Padilha Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica do Paraná - Campus Ponta Grossa
  • Maria Sílva Bacila Prefeitura Municipal de Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v11i1.6536

Resumo

As incertezas provocadas pela Covid-19 afetaram as relações na escola da infância, esse relato de experiência apresenta um fragmento dos caminhos trilhados na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em um dos Centros Municipais de Educação Infantil, o qual buscou refletir como a educação pode fazer sentido nesse novo formato virtual e como as possibilidades de desenvolver aprendizagens com foco na formação dos docentes; promovendo o uso das tecnologias de informação e comunicação, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Foram criadas estratégias formativas, em contexto, aprofundando os saberes sobre os processos de aprendizagem das crianças, a importância do brincar, a documentação pedagógica, na qual as mini-histórias revelaram os processos de aprendizagem das práticas pedagógicas cotidianas

Biografia do Autor

Ana Beatriz Souza Cerqueira, Prefeitura Municipal de Curitiba

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Paraná e Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FIES. Pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Paraná. Participa do Grupo de Pesquisa: Encontros da UTFPR. Pedagoga e Professora na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Tem trabalhado no campo da Educação Infantil e Educação Especial, onde atuou na área da Deficiência Intelectual de Alta Complexidade. Atuou como professora da Uninter, orientando os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de graduação de Pedagogia e pós graduação em Educação Infantil e Especial. Tem interesse em pesquisas sobre Formação de Professores na Educação Infantil, Ensino de Ciências e Investigação na Educação Infantil. Integrante do grupo de pesquisa "Educação Infantil e Ensino de Ciências: Tensionamentos, Contextos, Relações e Culturas, coordenado pelo Professor Doutor Arandi Ginane Bezerra Junior da UTFPR - Curitiba". (Texto informado pelo autor)

Ligiane Marcelino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena em Biologia pela FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (2003). Graduação em Pedagogia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL -UNINTER. Mestre em Educação- Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência de 18 anos na área de Educação ministrando aulas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental como professora de ciências. Possui 7 anos de experiência na gestão de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, atuando na administração e na organização pedagógica,na formação continuada dos professores da unidade. Atua apresentando palestras e mesas redondas em eventos em universidades, com temas relacionados a criança, infância, educação infantil, alfabetização cientifica , pedagogia em participação. Atualmente atua como Gerente de Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba . Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR do município de Ponta Grossa. (Texto informado pelo autor)

Elka Gisela Padilha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa

Mestranda pela UTFPR - Ciência, Tecnologia e Sociedade / Alfabetização Científica. Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti/PR. Experiência de 34 anos na área de educação como professora, coordenadora pedagógica, diretora e gestora pedagógica. Foco na Formação de Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Gestores Escolares. Assessora e Consultora Pedagógica no Brasil e no Japão pela Editora Positivo por 7 anos. Palestrante internacional na área de educação no Japão. Ênfase na Formação Continuada de Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores. Coordenação Pedagógica atuando principalmente com as temáticas: Educação, Formação Continuada de Professores, Alfabetização, Práticas de Ensino, Mediação Escolar, uso de Tecnologias - Aspectos Educacionais, Avaliação Educacional Diagnóstica e Administração Escolar. Realizações: escrita de capítulo de livro na área de Educação, Cultura Digital e Tecnologia bem como artigos para jornais e revistas. Escrita de materiais educacionais, instrucionais pedagógicos e revisora de material didático para alfabetização de adultos. Membro do Grupo de Pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná com o Professor Doutor Arandi Ginane Bezerra Junior: Educação Infantil e Ensino de Ciências: Tensionamentos, Contextos, Relações e Culturas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-61623776 (Texto informado pelo autor)

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica do Paraná - Campus Ponta Grossa

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Professora aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT como voluntária, conforme Termo de Adesão n2 001/2019 - PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE PESQUISADOR OU EXTENSIONISTA DA UTFPR. Editora da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação Tecnológica e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS, ensino de ciências, formação continuada de professores e empreendedorismo. Exerceu cargo de coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Hotel Tecnológico (PROEM) e também como Assessora da DIREC do campus de Ponta Grossa da UTFPR de 2008 à 2013. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2013-2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 de 2017-2020.

Maria Sílva Bacila, Prefeitura Municipal de Curitiba

Secretária Municipal da Educação - Rede Municipal de Ensino de Curitiba na atual gestão 2017/2020. Secretária de Articulação da UNDIME-PR, gestão 2019/2020. Doutora em Educação pela PUCPR. Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e em Psicomotricidade Relacional. Atuou como Professora e Pedagoga do Ensino Fundamental e do Ensino Médio durante 20 anos (1986 a 2006). Professora no Ensino Superior desde 1997. Dirigiu o Curso de Pedagogia da PUCPR no triênio 2008-2010 e os cursos de Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial com Ênfase em Inclusão e Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem entre 2001 e 2012. Professora Adjunta no DEPED (Departamento de Educação) da UTFPR-CT. Atuou como Chefe do Departamento de Educação (DEPEDUC/PROGRAD) da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR. Atuou como Formadora e Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/MEC/UFPR. Participa do Grupo de Pesquisa TRANSMUTARE com ênfase em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos (PUCPR). Editora-chefe da Revista Veredas. E-mail: bacila@utfpr.edu.br; bacila@educacao.curitiba.pr.gov.br; bacila@hotmail.com (Texto informado pelo autor)

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2009.

CARVALHO, R. S; FOCHI, P. S. O Muro serve para separar os grandes dos pequenos: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil. Texturas, Canoas, p. 18, n. 36. p 153-170. Jan/abril 2016.

DEWEY, John. Vida e educação. Tradução e estudo preliminar por Anísio Teixeira. 10.ed. São Paulo: melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 2010.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FOCHI, P. S. (org.). MINI-HISTÓRIAS: Rapsódias da Vida Cotidiana nas Escolas do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2019.

FOCHI, Paulo Sergio. Abordagem da documentação pedagógica na investigação praxiológica de contextos de Educação Infantil. 2017. 218 f. Projeto de qualificação de tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

FOCHI, P. S. A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o caso do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. 2019. 346 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2019. Vol 7.

GARIBOLD, Antonio. A Progettazione: Uma abordagem de pesquisa, in Educar é a busca de sentido, aplicação de uma abordagem projetual, na experiência educativa, de 0 a 6. Ed. Ateliê Carambola, São Paulo, 2020.

MORIN, Edgar. Lições da pandemia: o despertar para as grandes verdades humanas. In Revista online Fronteiras do Pensamento acessível https://www.fronteiras.com/entrevistas/edgar-morin-as-certezas-sao-uma- ilusao?fbclid=IwAR1BVU1K8vR3IqiXwfpDzq0ouAFot_ckfDYffuWAFwPL_S0np NyFzE1Ang, acesso em 20/01/2021.

PAGANO, Andrea, Garcia, Joe e JUNQUEIRA, Gabriel. Diálogos com Reggio Emilia. Editora Tuiuti, Curitiba, 2017.

PALLASMAA, Juhani, Habitar. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. RINALDI, Carla. Project Zero – Reggio Children – Tornando visível a aprendizagem – crianças que aprendem individualmente e em grupo. Editora Phorte. São Paulo, p. 83-85, 2014.

TONUCCI, Francesco. La propuesta educativa debe ser sensible a ladiversidad de losninos. Entrevista El Diario de la Republica. Disponível em https://www.eldiarodelarepublica.com/nota/2020-5-10-8-13-0-francisco-tonicci- la-propuesta-educativa-debe-ser-sensible-a-la-diversidad-de-los-ninos. Acesso em 15.01.2021

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 de abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco. org/news/comissão– futuros– da– educação– da– UNESCO– apela– ao– planejamento– antecipado– o– aumento– das. Acesso em: 4 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-28