Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Saberes Pedagógicos é publicada em meio eletrônico. Tipos de submissão: artigo original, resumos expandidos e relato de experiência.

A tiragem será semestral com até 10 artigos por publicação, com fluxo contínuo de recebimento de manuscritos para avaliação.

O manuscrito submetido será recebido pelo sistema on-line da revista (www.unesc.net/periodicos) e encaminhado pela Editoria Executiva ao Editor Associado da área para que esse avalie e encaminhe para dois relatores (Consultores Ad hoc) convidados, que possuem competência estabelecida na área de conhecimento do manuscrito.

O resultado será expresso em “aprovado”, “aprovado após correções sugeridas” ou “reprovado”. Em caso de um parecer positivo e outro negativo o Editor decidirá e/ou enviará, caso julgue necessário, o manuscrito a um terceiro avaliador Ad hoc. O Editor poderá indicar os Consultores Ad hoc.

Somente serão aceitos manuscritos submetido por pelo menos um dos autores com a titulação de especialista.

A revista tem como objetivos registrar e socializar a produção do conhecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão de professores e acadêmicos do curso de Pedagogia;

Contribuir com a formação de professores e acadêmicos do curso de Pedagogia enfatizando o desenvolvimento da escrita acadêmica e do olhar investigativo;

Ampliar a produção acadêmica de professores e acadêmicos do curso de Pedagogia.

Publicar trabalhos que entrelaçam as temáticas Educação e Pedagogia tanto do público interno da UNESC como de pesquisadores de outras universidades.

Considerações éticas

O trabalho descrito no manuscrito deve ser apresentado com declaração de ter sido realizado de acordo com as normas éticas e com cópia da aprovação do respectivo Comitê de Ética local (de acordo com a Resolução n.º 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde para pesquisa com seres humanos e Lei Federal (Lei Arouca) 11.794/2008 para pesquisa com animais) ou uma justificativa para ausência desse documento contendo a descrição dos cuidados éticos adotados pelo(s) autor(es) para substituí-lo (se essa não infringir as leis).

Juntamente, deverá ser enviada declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e o termo de divulgação de potencial conflito de interesses, devidamente assinados por todos os autores.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ficha Catalográfica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As publicações da Revista Saberes Pedagógicos possuem abordagens baseadas em metodologias qualitativas e/ou quantitativas. Os artigos são publicados observando as ênfases profissionais do curso de Pedagogia, linhas de ensino, pesquisa e extensão e a amplitude de conhecimentos que constituem o campo da educação. Cada edição publicará manuscritos que podem ser apresentados nas seguintes categorias:

 

Artigos originais: resultado de trabalho de natureza empírica, experimental ou conceitual. Deve conter as seções: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos. Deve ter no mínimo 15 e no máximo 21 páginas.

 

Resumos expandidos: Deve conter as seções: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos. Deve ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas).

 

Relato de Experiência: destina-se a descrição e discussão de experiências desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos e que apresentem algum aspecto original relacionados à ensino, pesquisa e/ou extensão. Deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas.

 

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Revista Saberes Pedagógicos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. As contribuições podem ser apresentadas em português ou inglês, sendo necessário o resumo na versão em português e inglês. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação. Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Editor Executivo e aqueles selecionados são avaliados por Editores Associados, que os encaminharão para avaliação por pares. A decisão final cabe à Editoria Executiva. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial da Revista e às Instruções aos Autores.

Temas relevantes em educação, a critério da Editoria, podem ser publicados como suplementos especiais dentro da revista.

Os manuscritos publicados são de propriedade da Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, sendo vedada tanto a reprodução, mesmo que parcial em outros periódicos no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Editoria Científica. Todo o conteúdo eletrônico da Revista Ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia está sob a licença CC-BY Creative Commons (Atribuição-Não Uso Não-Comercial).

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.