Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Saberes Pedagógicos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de formatação

Folha de Rosto

a) Deve constar título completo (no idioma português e em inglês), nome(s) do(s) autor(es) e da(s) respectiva(s) instituição(ões) por extenso, com endereço completo apenas do autor responsável pela correspondência, incluindo e-mail;

b) Título corrido: máximo de 50 caracteres;

c) Órgãos e instituições financiadores: quando for o caso, citar duas linhas abaixo, logo após o endereço.

Resumo

Todos os artigos submetidos à Revista Saberes Pedagógicos, com exceção das contribuições enviadas à seção Relato de Experiência e Resumo Expandido, deverão ter resumo na língua portuguesa e em inglês. O Resumo deverá conter no máximo 1500 caracteres com espaço, escrito em parágrafo único, contendo o texto para objetivos, desenvolvimento, resultados e conclusões. Porém, não mencionar no resumo os itens que compõem a estrutura do manuscrito. Serão aceitos entre 03 e 05 palavras-chave. O resumo na tradução para o inglês será nomeado Abstract e deverá conter 3 a 5 keywords.

Apresentação das seções

O corpo de texto deve apresentar seqüência lógica, organizada em partes distintas (introdução, desenvolvimento, conclusões), considerando-se a categoria do manuscrito envolvida.

a) corpo do texto: apresentado em folha A4, margem superior, inferior, direita e esquerda iguais a 2,5 cm. O texto deve possuir espaço 1,5 (entrelinhas), fonte Arial, tamanho 12. Deverá ser iniciado pela introdução e apresentado de maneira contínua, sem novas páginas para cada subtítulo;

b) Notas de rodapé e anexos não será aceitos.

 

NORMAS DE APRESENTAÇAO DO ARTIGO CIENTÍFICO

 

ESTRUTURA GERAL:

  • Fonte Times New Roman 12; Papel tamanho A-4; Espaço interlinear 1,5; Margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita, 2,0 cm; alinhamento justificado, exceto as Referências que são alinhadas somente a esquerda.  Parágrafos de 2 cm.
  • No início do trabalho, deve-se incluir, nesta ordem: título e subtítulo (se houver) do artigo (alinhamento centralizado), dois espaços abaixo: nome(s) do(s) autor(es) acompanhado de nota de roda pé, letra 10, constando a instituição(ões), endereço postal e eletrônico do(s) autor(es).
  • Resumo: letra 12 Times New Roman, espaço interlinear simples, em um só parágrafo, com no máximo 250 palavras.
  • Palavras-chave: De 3 a 5 palavras que identificam o conteúdo abordado no artigo, seguidas de ponto em cada uma delas.
  • Abstract e keywords
  • Corpo do texto (de acordo com o tutorial do Curso)
  • Referências

 

  • OBS: As notas de rodapé devem ser somente, explicativas e concisas, ao final da página e sua numeração deve obedecer rigorosamente as indicações no texto. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto.
    • As ilustrações, quando existirem, devem estar no corpo do texto, indicando a fonte.
    • Referências devem ser indicadas em ordem alfabética, espaçamento simples e justificado somente a esquerda (ABNT, 2002).

 

CITAÇÕES (ABNT, 2002)

  • A citação de autores, segue a NBR 10520 de Agosto 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deve ser feita no corpo do texto (autor-data) nas paráfrases e (autor-data e página) nas citações diretas.
  • Quando o autor estiver inserido no texto, ou seja,  antes da citação o nome deve ser digitado com letras Maiúsculas/minúsculas. Ex: Freire (2002) se for paráfrase/citação indireta e Freire (2002, p. 45) se for citação direta.
  •  Quando o autor for referenciado após a citação deve ser indicado com letras maiúsculas ex. (FREIRE, 2002) para paráfrase/citação indireta e (FREIRE, 2002, p. 45) se for citação direta.
  • Na medida do possível deve-se ir a fonte original; na impossibilidade desta, se for citar algo que foi citado por outro autor, usa-se a expressão latina apud. Neste caso, se o autor  for inserido no texto, ou seja antes da citação o nome do autor original deve ser digitado com letras Maiúsculas/minúsculas, e dentro do parênteses, indica-se a data do autor original a expressão apud e o autor que citou com letras todas maiúsculas, data e página), ex: Correia (2003 apud VICTOR, 2011), quando for após a citação, indica-se dentro do parênteses o autor da citação, virgula, data da publicação a expressão latina apud o autor consultado, data e página do livro consultado)  Ex: (CORREIA, 2003 apud VICTOR, 2011) Nas datas idênticas em livros do mesmo autor, utilizar letras para diferencia-lo ex. 2016a e 2016b.
  • Nas citações diretas longas, acima de três linhas, fazer o recuo de 4 cm, espaço interlinear simples e letra com fonte 10.

 

REFERENCIAS (ABNT, 2002)

NORMAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

  • Autor da publicação com SOBRENOME em letras maiúsculas antecedendo o nome.
  • Livros com dois e três autores Mencionam-se os autores na ordem em que aparecem na publicação ligados por ponto e vírgula.
  • Se há mais de três autores, menciona-se o primeiro autor seguido da expressão et al.
  • Se o livro for traduzido, indica-se o autor original, o título do livro, depois coloca-se Tradução de e indica-se o Autor(es) da tradução com o nome e sobrenome (letras Maiúscula/minúscula).
  • Se for um sobrenome homônimo como por ex: Junior, Filho e outros, indica-se o sobrenome mais a especificação de grau em letras maiúsculas. Ex. TEIXEIRA FILHO, José.
  • As referências devem ser digitadas em espaço simples e alinhadas somente a esquerda.
  • Os meses nas referências dos artigos de revista devem ser abreviados com letras exceto maio.

 

LIVROS

SOBRENOME, Nome. Título da publicação em destaque (negrito). Edição quando for diferente da primeira  ex: 2.ed., Local da publicação: Editora,  Data.  Número de páginas - ex. 120 p. il (ilustrada).

Exemplo com 1 autor:

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.  284 p.

Exemplo  com 2 autores:

KRUG, Dircema Franceschetto; KRUG, Arno. Avaliação: por quê? o quê? como?. Curitiba: JM Ed., 2015. 259 p.

Exemplo com mais de 3 autores:

LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 2.ed., São Paulo: Cortez, 1985. 232p.

 

CAPÍTULO DE LIVRO DO MESMO AUTOR

Autor do livro. Título do capítulo. In: ______. Título do livro. (negrito). 2. ed., Local: Editora, ano. p.

Exemplo:

OLIVEIRA, Silvio Luiz. Metodologia da pesquisa. In:______. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 1997. p.103-232.

 

PARTE DE COLETÂNEA

SOBRENOME, Nome (autor da parte/capítulo). Título da parte/capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro. (negrito). 2. ed.,  Local: Editora, ano. p. (inicial e final do capítulo/parte).

Exemplo:

MATALLO JUNIOR, Heitor. A problemática do conhecimento. In: CARVALHO, Maria Cecília M. de. (Org.). Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. p. 13-28.

 

AUTOR REPETIDO (livros diferentes do mesmo autor)

O nome do autor de várias obras referenciadas sucessivamente pode ser substituído nas referências seguintes à primeira por um traço de seis anderlaines (_).

Exemplo:

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, l987. 197p.

 

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987. 204p.

 

ENTIDADE AUTOR

Quando a entidade assume integral responsabilidade por um trabalho, a mesma é tratada como autor e vem toda escrita em letras maiúsculas.

 

NOME DA ENTIDADE TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS. Título em negrito. ed. Local: Editora, data.

Exemplo:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro-RJ: ABNT, 2002.

 

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: Secretaria de Educação e do Desporto, 1998. 243 p.

 

AUTORIA DESCONHECIDA:

Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título.

Exemplo:

DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do livro, 1993. 64p.

 

TESE/DISSERTAÇÕES/MONOGRAFIAS

SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Data. Folhas. Tese/Dissertação/Monografia/TCC (Grau e área) – Unidade de Ensino, Instituição, Local.

Exemplos:

MILIOLI, Geraldo. Abordagem ecossistêmica para a mineração: uma perspectiva comparativa para Brasil e Canadá. 1999. 403 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Área de concentração: Gestão da qualidade ambiental - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BORTOT, Guiomar da Rosa. A ação pedagógica docente e o desenvolvimento da criatividade dos alunos de Pedagogia em Universidades Catarinenses. 2000. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.

MORAES, Stelamaris Giassi. Resignificando a vida no trabalho através do retorno à escola. 2003. 47 f. Monografia (Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.

MARTINS, Edicléia Aparecida Florêncio. A gestão escolar e sua relação com a função social da escola na perspectiva dos gestores das escolas da Rede Pública Municipal de Criciúma – SC. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.

LEGISLAÇÃO:  Compreende a Constituição, as emendas constitucionais, textos legais, normas entre outros.

FEDERAÇÃO. Órgão Superior. Título. ed. Local: Entidade responsável pela editoração, data.

Exemplo:

BRASIL. Código civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998.

LEX: COLETÂNEA DE LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA.  São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998. 1.2.5

 

ARTIGO DE REVISTA COM AUTOR

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista (em negrito), Local da publicação, v. (número de volume e ou ano),  n. (número do fascículo), p. (página inicial e final ), mês/ano.

Exemplo:

BORTOT, Guiomar da Rosa; BRUNEL, João Luiz; SHARF, Rosetenair.  Ciência e desenvolvimento. Poiésis.  Revista Científica em Educação, Tubarão, v.1, n.1, p.9- 19, jan./jun.1999.

 

ARTIGO DE REVISTA SEM AUTOR 

PRIMEIRA palavra do artigo em maiúscula o restante escrito normal. Título da Revista em destaque, Local, v., n., p., período, mês/ano.

Exemplo:

AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v.38, n.9, set.1984. Edição especial.

 

ARTIGO DE REVISTA ONLINE 

Exemplo:

SOUZA, Mari Andrade de;  AZEVEDO, Hilton J. S. de. Informática e educação especial:  Desafio e possibilidade tecnológica. Programa de Desenvolvimento Educacional,  Curitiba-PR, 2008. Disponivel em: <http://goo.gl/IEGQHGf> Acesso em 02 ago 2016.

 

ARTIGO DE JORNAL

SOBRENOME, Nome do Autor do artigo. Nome do jornal, Local da publicação, Data (dia, mês e ano). Seção, caderno ou parte do jornal, p. Páginas do artigo.

Exemplo:

SCALEI, Vanessa. Trama atual em uma moldura do século 19. Diário Catarinense, Florianópolis, 30  jul. 2016. Caderno Anexo, p. 1.

 

ARTIGO SEM AUTOR

PRIMEIRA palavra do artigo com letras maiúsculas o restante escrito normal. Nome do jornal, Local da publicação, Data (dia, mês e ano). Seção, caderno ou parte do jornal, Páginas do artigo.

 

OBS: Quando não houver seção, caderno ou parte a paginação do artigo ou matéria precede a data.

 

DICIONÁRIO

SOBRENOME, Nome (Editor). Título em negrito. Co-editor se houver. Local: Editora, ano.

Exemplo:

HOUAISS, Antonio (Ed.). Novo dicionário Folha Webster’s: Inglês/Português, Português/Inglês. Co-editor Ismael Cardim. São Paulo: Folha de São Paulo, 1997.

 

TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, Número do Evento, data, Local. Anais... Local da publicação: Órgão responsável pela publicação, data. p. .-..

Exemplo:

IANNI, Octávio. Globalização e transculturação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA, 2, 1998, Blumenau. Anais... Blumenau: Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, 1998. p. 85-115.

 

REFERÊNCIAS DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Deve-se mencionar os dados relativos utilizado e citado, da mesma forma recomendada anteriormente, acrescentando-se as informações pertinentes ao suporte eletrônico.

 

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO EM MEIO ELETRÔNICO

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, Número do evento, data, Local. Anais... Local da publicação: Órgão responsável pela publicação, data. Disponível em: Acesso em: data.

Exemplo:

SILVA, R. N. ; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: Acesso em: 21 jan. 1997.

 

IMAGEM EM MOVIMENTO: Inclui Filmes, Fitas de Vídeo, Dvd  e outros

Título.  Diretor, produtor, Local:  Produtora,  Data,  Especificação do suporte em unidades físicas e duração.

 

PRIMEIRA palavra do título com letras maiúsculas restante minúsculas. Direção de, Produção de, Realização de, Roteirista: e outros. Elenco relevantes. Local: Produtora, data, especificação do suporte em unidades físicas e duração.

Exemplo:

OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 vídeocassete. (30min.) VHS, son., color.

 

DOCUMENTO ICONOGRÁFICO: inclui pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico e outros)

Exemplo:

KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia.

 

DOCUMENTO ICONOGRÁFICO EM MEIO ELETRÔNICO

Exemplo:

STOCKDALE, René. When’s recess? [2002?]. 1 fotografia, color. Disponível em: <http:www.webshots.com/g/d2002/1-nwl20255.html> . Acesso em: 13 jan. 2001.

 

DOCUMENTO CARTOGRÁFICO: inclui atlas, mapa, globo, fotografia aérea entre outros)

 Autor (se houver). Título. Edição, Local, Editora, data de publicação. Acrescentar informações técnicas sobre escalas e outras representações utilizadas (latitudes, longitudes, meridianos etc.)

 

MAPA

NOME do mapa sendo a primeira palavra com letras maiúsculas restante minúsculo: especificação se é político, rodoviário, turístico, regional. Local: Editora, data. 1 mapa, color., ....cm x .....cm. Escala :

Exemplo:

BRASIL e parte da América do Sul: mapa político, escolar, rodoviário, turístico e regional. São Paulo: Michalany, 1981. 1 mapa, color., 79 cm x 95 cm. Escala 1:600.000.

 

DOCUMENTO CARTOGRÁFICO EM MEIO ELETRÔNICO

PERCENTAGEM de imigrantes em São Paulo, 1920. 1 mapa, color. Escala indeterminável. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n.2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

 

DOCUMENTO SONORO NO TODO: inclui disco, cd, cassete, rolo, entre outros) compositores ou intérpretes.

Título. Local: Gravadora (ou equivalente),Data. Especificação do suporte.

Exemplo:

ALCIONE. Ouro e cobre. São Paulo: RCA Victor, 1998. 1 disco sonoro.

 

Documento sonoro em parte

Exemplo:

COSTA, S.; SILVA, A. Jura secreta. Intérprete: Simone. In: SIMONE. Face a face. [s.l]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD. Faixa 7.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em Espaço interlinear 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.

Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica –  Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.

 

O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.

 

O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.