Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Tecnologia e Ambiente da UNESC é um espaço para publicações internas e/ou externas, favorecendo a divulgação da produção científica relacionada à área. Os artigos devem tratar de comunicados que retratem as questões mais importantes e prementes em relação ao ambiente nos tempos atuais. Os objetivos da revista podem ser resumidamente assim delineados:

Formar a opinião pública, através de artigos assinados por especialistas nacionais e internacionais, sobre a importância do ambiente em geral e a necessidade de uma nova prática social sustentável que integre soluções para os conflitos que enfrentamos;

Informar o público leitor, o mais amplamente possível, sobre propostas, pesquisas e programas de ação dos mais diversos fóruns das questões sociais e ambientais no espaço natural e construído para a promoção da saúde e da qualidade de vida; o Promover a sensibilização, a conscientização ambiental e a responsabilidade social das empresas em relação à tecnologia, produção, poluição e gestão de resíduos com vistas ao desenvolvimento sustentável;

Divulgar resultados de projetos e atividades de educação ambiental para a conservação da fauna, da flora e das reservas naturais públicas ou privadas brasileiras.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ficha Catalográfica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O Processo de Avaliação por Pares e às cegas é implementado na Revista TECNOLOGIA E AMBIENTE. A avaliação por pares às cegas, os autores, bem como os revisores, devem tomar todos os cuidados possíveis para não revelar suas identidades no processo de avaliação. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento.

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

Nos termos do método em foco, cada artigo submetido à revista para publicação, será avaliado no mínimo por dois consultores ad hoc (avaliadores externos), com base nos quais o Comitê Editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações.

 

No caso de pareceres conflitantes a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador externo que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade acadêmica.

Os avaliadores citados basearão sua análise em formulário que é encaminhado juntamente como a artigo.

 

Periodicidade

Anual

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.