GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DA PARIDADE DE GÊNERO A PARTIR DO RELATÓRIO DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL DE 2017

Autores

  • Elisabeth Beatriz Konder Reis Calixto do Santos Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
  • Guilherme Beckhäuser Wensing Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Resumo

O presente artigo realiza um estudo da paridade de gênero a partir dos dados estatísticos expostos no relatório Global Gender Gap Report do Fórum Econômico Mundial de 2017 (WEF). Tem por objetivos compreender o tema das políticas públicas, como o seu conceito, fundamento, fases e atores, para que seja possível a compreensão de sua importância e real contribuição para o alcance da paridade de gênero. Objetiva, também, analisar a definição do que é gênero como categoria de análise com intuito de desmistificá-lo. Conclui-se, após verificados os dados estatísticos do relatório Fórum Econômico Mundial de 2017, que a desigualdade de gênero voltou a crescer no mundo pela primeira vez após uma década de avanços constantes, sendo que em pleno ano de 2017 não se deveria estar vendo o progresso para a paridade de gênero ter um retrocesso, e, por diversos fatores, no Brasil e em todo o mundo ainda há dificuldades para o desenvolvimento de uma sociedade superada da diferença de gênero, o que requer ação integrada do Estado e da sociedade civil organizada, para elaborar, implementar, avaliar e redefinir políticas públicas eficazes e capazes de atingir qualquer região do país objetivando a conscientização da sociedade e o alcance da paridade de gênero. O método de procedimento foi o monográfico e o de abordagem, o dialético, utilizando-se, para tanto, da pesquisa documental e bibliográfica.
Palavras-chave: Gênero. Políticas Públicas. Paridade.

Biografia do Autor

Elisabeth Beatriz Konder Reis Calixto do Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Mestranda em Direito, Sociedade e Estado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Formada em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Pós-graduanda em Direito do Trabalho pela UNESC. Pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade Damásio de Jesus. Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Urubici/SC.

Guilherme Beckhäuser Wensing, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Mestrando em Direito, Sociedade e Estado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Especialista em Direito Processual Civil pelo LFG. Especialista em Direito Público pela FURB. Especialista em Prática Jurídica pela FURB. Especialista em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Tabelião Titular no Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da Comarca de Urubici/SC.

Downloads

Publicado

2018-11-05