DIREITO AO DESENVOLVIMENTO: UM ESPAÇO POSSÍVEL PARA ABORDAGEM E EFETIVAÇÃO DAS CATEGORIAS IDENTITÁRIAS NOS DIREITOS HUMANOS
Resumo
A proposta deste estudo é analisar a possibilidade de o direito ao desenvolvimento garantir em sua agenda, a incorporação de direitos afirmativos, na compreensão das noções de identidades, num processo de identificação e conhecimento desses sujeitos diversos, bem como a criação de tutela jurisdicional em torno desses direitos fundamentais. O direito ao desenvolvimento tem sido muito discutido atualmente na cátedra dos direitos humanos, em relação aos aspectos identitários, empregando valores do humanismo que, por sua vez, permeiam o processo de globalização e as múltiplas identidades. Foi adotado o método dedutivo,
partindo da análise das conceituações sobre humanismo integral e fraternidade universal, para concatená-las com o direito ao desenvolvimento humano. Em seguida, trata do impacto da deposição cultural no desenvolvimento. A escolha do tema se justifica diante da necessidade de promover o desenvolvimento da sociedade por meio de paradoxos identitários, desigualdades e caos em diversos aspectos sociais. O objetivo é introduzir um novo caminho para a efetivação do direito ao desenvolvimento, baseado em iniciativas de consolidação, que garante a preservação da identidade. O método dedutivo foi utilizado durante a abordagem, que também inclui pesquisa descritiva, explicativa, bibliográfica e documental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.