DIREITOS HUMANOS E PENSAMENTO CRÍTICO: CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA DESDE A MODERNIDADE EUROCÊNTRICA ATÉ A REALIDADE DECOLONIAL LATINO-AMERICANA
Resumo
Os Direitos Humanos são uma das expressões jurídicas e políticas mais importantes para o reconhecimento humano e garantia da dignidade e demais necessidades humanas essenciais. Fazendo uma análise bibliográfica através das teorias jurídicas acerca dos Direitos Humanos que vão desde antes até depois da Segunda Guerra Mundial, o presente trabalho tem por pretensão
diagnosticar, junto com pensadores como Boaventura de Sousa Santos, Marilena Chaui, David Sánchez Rubio, Antonio Carlos Wolkmer, dentre outros, os problemas oriundos das ilusões incrustadas nas teorias tradicionais do direito que consolidam os Direitos Humanos hegemônicos e eurocêntricos, urgindo, deste ponto de análise, a estruturação de novas teorias de âmago
crítico na análise, reflexão e reconstrução dos Direitos Humanos. Assim, o presente trabalho busca contextualizar categorias teóricas que devem ser observadas ao se consolidar e (re)pensar os Direitos Humanos em um recorte temático-teórico latino-americano, insurgindo, consequentemente, a decolonialidade e luta contra-hegemônica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.