DIREITO À PROFISSIONALIZAÇÃO NO SISTEMA PENAL: UM INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA PRISÃO COM BASE NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL
Resumo
Partindo dos estudos realizados por Iñaki Rivera Beiras, este trabalho teve como tema o encarceramento em massa, o qual, combinado a precárias condições estruturais e de recursos pessoais, intelectuais e financeiros para a adequada promoção do cumprimento da pena, com atenção à dignidade humana e respeito aos direitos fundamentais, torna inócua a resposta estatal às infrações penais. A prisão consiste em sistema de vulnerabilização social institucionalizado, sendo necessário reverter esse quadro de violação de direitos humanos, que se caracteriza como um dano social. O descaso dos governos e da sociedade em relação ao mal impelido sobre as pessoas privadas de liberdade acentua o cenário negativo vivenciado pelo sistema penal brasileiro. Objetivou-se identificar alternativas que colaborem para o desencarceramento, a partir da proposta de reintegração social de Alessandro Baratta. O estudo utilizou o método hipotético-dedutivo e como técnica de pesquisa a revisão bibliográfica. Inicialmente, discorreu-se acerca dos modelos de prisão e do conceito de reintegração social. Estudou-se então o “garantismo
radical” proposto por Iñaki Rivera Beiras e o dilema do desencarceramento, com abordagem sob a perspectiva do dano social. Por fim, analisaram-se as medidas alternativas ao encarceramento e a sua aplicação, buscando propor alternativas que
de fato ensejem a redução da pena de prisão e promovam reintegração social. Identificou-se a profissionalização como uma possibilidade para o alcance de reintegração social.
Palavras-chave: desencarceramento; reintegração social; dano social; direito à profissionalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.