RENDA BÁSICA UNIVERSAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DE VAN PARIJS
Resumo
O presente trabalho busca explorar a possível ligação entre a Renda Básica Universal (RBU) e a garantia do mínimo existencial. Para tal, foram definidos como objetivos específicos a análise da definição da RBU proposta por Van Parijs, a investigação do conceito de mínimo existencial e a comparação entre essas duas teorias para entender como a RBU poderia se relacionar com o mínimo existencial, conforme definido na Constituição de 1988. O método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo, e a pesquisa baseou-se em levantamento bibliográfico de doutrinas nacionais e estrangeiras. Os resultados preliminares indicam que a RBU encontra respaldo na Constituição de 1988, devido ao compromisso socioeconômico e liberal estabelecido nela. Van Parijs conceitua a RBU como um pagamento regular do governo a cada membro adulto da sociedade, independentemente de sua situação financeira, coabitantes ou disposição para trabalhar. A RBU seria "universal" e "incondicional", visando oferecer segurança financeira mínima às pessoas de baixa renda, aumentando suas oportunidades e liberdade. Tal teoria se alinha com a construção do mínimo existencial, um conjunto de condições materiais indispensáveis para uma existência digna, ancorado na dignidade humana e na liberdade. A RBU oferece uma garantia financeira que permite o desenvolvimento pessoal e a participação ativa na sociedade, de sorte que ao proporcionar acesso a recursos essenciais, entrelaça-se com o conceito de mínimo existencial. Juntas, essas ideias promovem uma sociedade mais equitativa, capacitando os indivíduos a buscar oportunidades e liberdades ampliadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.