ARTISTAS EDUCADORES/AS DA CULTURA HIP HOP: PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA NO SISTEMA MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE CRICIÚMA (SC)
Resumo
Durante a pandemia que assolou o mundo, especificamente nos anos de 2020 e 2021, a participação social e cidadã em Sistema Municipal de Políticas Culturais mudaram drasticamente. As reuniões presenciais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma – COMCCRI foram praticamente abolidas, e aos poucos foram se adequando por plataformas digitais. Então, os encontros do conselho tomaram corpo em junho de 2020, acontecendo por videoconferência ou híbridas – parte dos envolvidos com uso de máscaras e outros por plataforma digital –, os artistas educadores/as tiveram suas atividades pedagógicas e eventos paralisados, e adaptaram suas ações de forma remota. Nosso trabalho tem como problema: como são as práticas de participação social de artistas educadores/as da Cultura Hip Hop no município de Criciúma/SC, no Sistema Municipal de Políticas Culturais, Lei 6.818/2016, em tempo de pandemia? O objetivo geral foi analisar a participação social de artistas educadores/as da Cultura Hip Hop de Criciúma/SC, no Sistema Municipal de Políticas Culturais, Lei 6.818/2016, em tempo de pandemia. E, os objetivos específicos foram analisar os desdobramentos de participação social resultante na implementação da cadeira de Hip Hop no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma; e analisar o papel da participação social de artistas educadores/as da Cultura Hip Hop, nos processos de construção da Lei da Semana do Hip Hop de Criciúma. No transcorrer do artigo, faz-se o uso do método de abordagem dedutivo, adotando o procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental direta e indireta.
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