JUSTIÇA MULTIPORTAS E ACOLHIMENTO MULTIDISCIPLINAR: ATENDIMENTOS ÀS MULHERES NO CONJUNTO DE ÓRGÃOS DE PROMOÇÃO DE JUSTIÇA SOCIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRASSINETTI DO RECIFE (UNIFAFIRE)
Resumo
Este estudo investiga o impacto do acolhimento multidisciplinar na melhoria do acesso à justiça e na redução do estado de vulnerabilidade das mulheres. Diferente do sistema tradicional, o Sistema de Justiça Multiportas oferece uma variedade de métodos adequados para resolver disputas. O Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) exemplifica esse sistema, unindo o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a Casa de Justiça e Cidadania (CJC), e a Câmara Privada de Conciliação e Mediação (CPCM) em uma abordagem interligada para melhor atendimento e resolução de conflitos. O NPJ, voltado para estágios supervisionados em direito, colabora com o CJC e a CPCM para oferecer atendimento multidisciplinar, incluindo apoio jurídico, psicológico e assistência social. Os resultados da pesquisa, entre fevereiro e junho de 2023, mostram que a maioria dos atendimentos (77,45%) foi direcionada a mulheres, com destaque para casos de pensão alimentícia (55,7%). A maioria das assistidas (81,01%) tinha renda entre menos de um salário mínimo e três salários mínimos, e muitas (49,36%) dependiam de programas sociais. Os resultados também destacam a eficácia das sessões de conciliação, com mais de 90% de acordos bem-sucedidos nas audiências realizadas. A análise revela que a abordagem multidisciplinar e a Justiça Multiportas não apenas facilitam o acesso à justiça, mas também desempenham um papel crucial na promoção da justiça social e na redução da vulnerabilidade das mulheres. O estudo conclui que essa abordagem vai além de questões estritamente jurídicas, contribuindo para um tratamento adequado dos conflitos e uma melhor situação para as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.