Estresse em pacientes com diabetes tipo 2
DOI:
https://doi.org/10.18616/is.v4i1.1949Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma revisão sobre a relação entre o Estresse e Diabetes do tipo 2. Foi realizada uma revisão de literatura narrativa na base de dados da biblioteca Virtual em Saúde por artigos publicados entre os anos de 2003 e 2013, utilizando os descritores “estresse e diabetes tipo 2” e suas combinações. Os achados desta revisão reforçam que há relação entre estresse e diabetes Os sintomas do estresse mais citados foram os psicológicos, sendo que a predominância do estresse foi maior nas mulheres que nos homens. Foi possível inferir que as mulheres com estresse elevado apresentaram controle glicêmico alterado. A maioria relatou sofrimento decorrente de problemas nas relações interpessoais, óbito, doença de familiares e solidão. Os resultados ainda sugerem que outros fatores, além dos emocionais, devem ser considerados na análise da adesão ao tratamento do diabetes. Houve maior proporção de trabalhadores diabéticos com sobrepeso, hipertensão arterial e glicemia capilar alterada, quando comparados aos que não tinham essa doença, ficando evidente que pacientes com doenças crônicas têm maior probabilidade de desenvolver formas patológicas de estresse, ansiedade e depressão, podendo apresentar ainda dificuldades no manejo da doença comprometendo a adesão ao tratamento e consequentemente sua qualidade de vida. Nossos resultados mostram a relação do estresse como fator associado à portadora de DM e a necessidade de medidas que incluam o controle de estresse ao tratamento preconizado para esta doença, com a finalidade de melhorar os níveis glicêmicos e prevenir o aparecimento de complicações.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.