ESFORÇOS DO TRABALHO DOCENTE EM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES COM DISTÚRBIOS MUSCULOESQUELÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v14i6.5560Resumo
Condições de trabalho inadequadas, associada ao acúmulo de demandas na rotina de cuidados às crianças e ao aprendizado, revela um grande desafio na atividade dos professores da educação infantil. Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho podem ocorrer devido rotinas com forte carga psicofisiológica. O estudo busca analisar a presença de distúrbios osteomusculares e o risco ergonômico do cotidiano de trabalho de professoras da educação infantil. Um estudo transversal quantitativo, realizado em um centro de educação infantil na cidade de Criciúma, com o total de 70 docentes. Utilizado para coleta dos dados o Questionário Sócio Demográfico, Escala Visual Analógica, Questionário Nórdico e o Check List Ergonômico de Couto. As dores musculoesqueléticas estão presentes na rotina das professoras, em relação aos últimos 6 meses e os últimos 7 dias a região lombar se destacou com 47,1% e 31,4% respectivamente, a dor crônica sintomática obteve 34,1% dos casos. No Check list de Couto os resultados apontaram alto e altíssimo risco ergonômico, evidenciando condição ergonômica entre ruim e péssima. As participantes apresentaram distúrbios osteomusculares com ênfase pela ordem nos segmentos lombar, dorsal, cervical e ombros, predominando dor de caráter crônico. Conclui-se que há um comprometimento parcial da saúde funcional dessa classe de trabalhadoras. Encontra-se a necessidade de iniciativas de prevenção e promoção à saúde funcional destas trabalhadoras da educaçãoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.