Comportamento sedentário e fatores associados em adolescentes do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v14i6.6552Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar o comportamento sedentário e seus fatores associados em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal realizado com adolescentes escolares de Criciúma, Santa Catarina. O comportamento sedentário foi avaliado através do tempo de tela, onde aqueles com tempo de tela maior que duas horas por dia foram classificados como tendo comportamento sedentário. Para avaliar a associação entre as variáveis independentes (sexo, idade, cor da pele, série escolar, excesso de peso e atividade física) e o comportamento sedentário foi utilizado os testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível de significância de 5%. Participaram do estudo 77 escolares e 61% apresentou comportamento sedentário. A maioria era do sexo feminino (51,9%), possuía cor da pele branca (72,7%), tinha entre 10 e 12 anos (66,2%) e estava no 8º ano escolar (33,7%). A grande maioria (93,5%) não praticava atividade física e 46,7% estava acima do peso. Maior prevalência de comportamento sedentário foi encontrada entre os adolescentes com excesso de peso (p=0,003) e entre os adolescentes que cursavam os anos escolares mais avançados (8º e 9º ano) (p=0,017). As demais variáveis não demonstraram associação. A elevada prevalência de comportamento sedentário entre os escolares estudados e as associações encontradas, enfatizam a necessidade de ações e estratégias de promoção de saúde voltadas ao público adolescente, passíveis de serem realizadas no próprio ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.