O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS DIFICULDADES NA AMAMENTAÇÃO NO PUERPÉRIO
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v14i6.6747Resumo
Estudo com objetivo de identificar o papel do enfermeiro frente às dificuldades na amamentação no puerpério imediato e mediato. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, de caráter descritivo, qualitativo, desenvolvido a partir de artigos científicos publicados entre 2018 à 2020, indexados na Scielo (Scientific Eletronic Libraly Online); Bireme (Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information) e Google acadêmico. As principais dificuldades com o aleitamento no período puerperal estão relacionadas à pega incorreta do mamilo; fissuras; mastite; esvaziamento insuficiente, mamas ingurgitadas, entre outras. A pesquisa de revisão identificou déficit de conhecimento sobre o posicionamento do bebê; a pega correta do bebê para a promoção da amamentação; tempo correto para a prática da amamentação exclusiva; percepção sobre o leite fraco com dúvidas sobre a produção de leite; além de esquecimento das puérperas sobre as orientações recebidas pela equipe de enfermagem. O resultado da pesquisa denotou falta de orientação adequada as puérperas por parte da enfermagem durante a prática de amamentar. Conhecer as dificuldades enfrentadas pelas puérperas na amamentação permite subsidiar o cuidado de enfermagem humanizado, sendo primordial o diálogo e a orientação do enfermeiro para uma amamentação eficaz no puerpério imediato e mediato. Considera-se imprescindível a capacitação do enfermeiro para possibilitar apoio técnico-prático-cientifico com técnicas de aconselhamento, observação e demonstração prática do manejo clínico da amamentação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.