MEDO DE QUEDAS EM IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO EM UMA CIDADE DO NORDESTE
Resumo
O presente estudo teve por objetivo verificar a prevalência do medo de queda em idosos participantes de exercício físico, assim como identificar quais atividades da vida diária mais preocupam os idosos com relação ao medo de cair. Para tanto, foi realizando um estudo do tipo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa com 21 idosos participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí. O medo de quedas foi avaliado utilizando a Falls Efficacy Scale International – Brasil (FES-I-Brasil). Para a análise dos dados utilizou-se uma estatística descritiva com a apresentação dos valores em frequência e percentuais, utilizando o STATA 12.0. A prevalência do medo de queda entre os idosos investigados foi de 85,71% e as atividades que deixam os idosos preocupados e extremamente preocupados foram subir e descer escadas, subir e descer ladeiras e andar sobre superfícies escorregadias. A partir da análise dos resultados, pode-se verificar uma alta prevalência do medo de queda nos idosos investigados. Dessa forma, o medo de quedas pode ser um fator de risco que pode impactar severamente na saúde e qualidade de vida dos idosos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.