Ingestão prévia de BCAA melhora desempenho em corredores amadores
Resumo
Uma das manipulações dietéticas mais utilizadas entre atletas que praticam atividades de endurance é a suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Entretanto, o papel ergogênico destes aminoácidos ainda não está totalmente estabelecido. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do consumo de BCAA sobre o desempenho em corrida de 10 km. Os sujeitos (n=11 homens) deste estudo foram recrutados de maneira aleatória, eram saudáveis e não atletas, idade entre 20 a 40 anos, os quais foram divididos em grupo Placebo (n=5) e grupo BCAA (n=6). O consumo de BCAA (18 mg.kg-1) ou placebo, seguindo modelo duplo cego cruzado, foi realizado 1h antes do início da prova. A prova de rua teve percurso controlado de 10 km. Com relação ao desempenho na prova, foi detectada diferença estatística entre o grupo que ingeriu previamente BCAA (46,8±8,72 min) e o grupo Placebo (54,5±9,40 min; p<0,05). No entanto, não foi observado diferença na percepção subjetiva do esforço (Escala de Borg) entre os dois grupos estudados. Em conclusão, a suplementação de BCAA afetou o desempenho de corredores de rua não atletas, sem alterações visíveis sobre a percepção subjetiva do esforço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.