Gerenciamento de Projetos na gestão em saúde
Uma revisão integrativa da metodologia Kanban
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v14i4.8295Resumo
À proporção que as empresas se tornam mais dependentes da tecnologia, o gerenciamento de projetos efetivo se torna mais relevante. O objetivo deste trabalho foi identificar as práticas da metodologia de gerenciamento de projetos Kanban em serviços de saúde. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo revisão integrativa, seguindo os passos propostos por Vargas Delgado et al (2020), na base de dados acadêmica Scopus, devido ao seu caráter multidisciplinar. Como resultados, identificou-se que os trabalhos abordam dois principais benefícios: melhora na rotatividade de leitos e melhora na gestão de cadeia de suprimentos de serviços de saúde. O primeiro ocorre porque há um maior controle e visualização da ocupação de leitos e, portanto, isso permite maior disponibilidade; redução do tempo de permanência nas internações; maiores índices de alta hospitalar; redução de custos; menor quantidade de óbitos e de transferências para outro setor. O segundo implica a otimização do trabalho de enfermagem, o armazenamento mais organizado, menos espaço necessário para armazenamento, menos itens vencidos, aumento da satisfação do cliente interno e incorporação da maioria dos produtos no sistema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.