TRANSPOSIÇÃO CONGENITAMENTE CORRIGIDA DAS GRANDES ARTÉRIAS: DIAGNÓSTICO PÓS-NATAL
TCGA: DIAGNÓSTICO PÓS NATAL
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v13i3.8323Resumo
A transposição das grandes artérias (TGA) corrigida é definida pela discordância simultânea entre as conexões atrioventriculares(AV) e ventrículo-arteriais(VA), sendo mais rara do que a TGA1. Representa 0,05% das cardiopatias congênitas com incidência anual de 1/33.000 nascidos vivos2. O diagnóstico pode ser feito por Ecocardiografia(ECO) fetal3. Masculino, 6 meses, triagens neonatais normais, internado em 19/05/23 devido quadro de tosse, tiragens torácicas e oxigenação de 88%. Sopro sistólico 3+/6+ audível em bordo esternal esquerdo baixo. Progrediu para intubação orotraqueal. ECO evidenciou TGA corrigida com sobrecarga esquerda, válvula tricúspide insuficiente, hipertrofia ventricular direita, fluxo bidirecional pela comunicação interventricular, disfunção sistólica e diastólica de ventrículo sistêmico (fração de ejeção - FE:38%). Iniciou-se drogas vasoativas, melhorando FE para 60%. No 3° dia, ocorrência de taquicardia supraventricular revertida com adenosina. Iniciado propranolol com recuperação hemodinâmica sustentada e alta no 5° dia. Em 27/05/23, houve novo evento arrítmico, sendo feito amiodarona e manutenção de 10mg/kg/dia. Suspenso propranolol. Evolução adequada e alta em 24h. Reavaliação após 7 dias com melhora clínica e encaminhado à correção cirúrgica. É de suma importância a realização da ECO fetal de rotina na gestação para uma análise detalhada da anatomia cardíaca.Com isso, possibilita-se o diagnóstico precoce com monitoramento e prevenção de desfechos graves
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.