CARCINOMA DUCTAL INVASIVO ASSOCIADO À DOENÇA DE PAGET DE MAMA EM HOMEM JOVEM: UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v13i3.8328Resumo
O CA (câncer) de mama possui ampla variação morfológica e molecular, sendo uma doença maligna e heterogênea1. Representa a neoplasia mais incidente no Brasil no sexo feminino, excluindo-se o câncer de pele não melanoma1,2. No sexo masculino representa 1% do número total de casos da doença2. P.P.S., 56 anos, masculino chegou ao serviço de mastologia devido ao laudo de biópsia de pele de mama direita, que apresentava neoplasia maligna indiferenciada, infiltrando epiderme e derme, com área de ulceração e margens livres. À imunohistoquímica era sugestivo de CA de mama invasivo de derme e epiderme e apresentava RE (Receptor de Estrogênio) positivo. Ao exame físico, identificou-se espessamento na região do complexo areolopapilar em mama direita. A conduta contou com início de TMX (tamoxifeno) e encaminhamento para MMG (mamografia), a qual teve resultado normal. Na USG (ultrassonografia) foi detectado espessamento retroareolar de mama direita. Diante das alterações no exame de imagem foi realizada PAAF (Punção Aspirativa com Agulha Fina) da lesão, detectando um CDI (Carcinoma Ductal Invasivo) de Grau 2. À imunohistoquímica, conclui-se carcinoma do tipo Luminal B. Posteriormente, foi programada mastectomia radical modificada. O estadiamento pós-operatório da lesão confirmou tumor pT4bpN1aM0 e doença de Paget associada. Dessa maneira, o relato apresenta um CA incomum em homem, fazendo-se necessário o conhecimento da doença para um atendimento adequado e uma conduta segura e efetiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.