Mapeamento de Centros de Pesquisa Clínica
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v14i6.8518Resumo
Um desafio na atuação institucional e governamental no Brasil é a carência de informações relacionadas aos centros de pesquisa clínica (CPCs) no Brasil: quantos são, onde se localizam, como estão distribuídos no país? Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é aplicar um método de mapeamento dos CPCs Brasileiros. O método proposto seguiu uma abordagem qualitativa explorando bases de dados de pesquisa clínica. A principal base de dados foi o site Clinical Trials, que armazena informações de pesquisas clínicas emitidas e em desenvolvimento em determinado país ou região. Com apoio de ferramentas digitais, foram identificados 1.471 locais que desenvolvem pesquisa clínica no Brasil. Dessa forma, foi possível localizar, geograficamente, os CPCS, facilitando que se conheçam suas distribuições, ocorrências e quantitativos. O uso e interpretação dos dados obtidos pode contribuir para o conhecimento do panorama nacional por meio das concentrações dos CPCs e evidência das disparidades regionais. Pode incentivar novas pesquisas acadêmicas e servir de referências para decisões institucionais e governamentais que visem, por exemplo, suprir carências e problemas locais, agregando, dessa forma, valor à sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.