Energia Eólica e ODS: uma análise dos níveis de evidenciação socioambiental no Rio Grande do Norte/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v6i3.6316Resumo
O conceito para Responsabilidade Social Empresarial (RSE) envolve um conjunto de elementos que perpassam a natureza regional, cultural e as especificidades dos processos produtivos. Considerando a transparência como um dos pilares da RSE, a pesquisa ora apresentada objetivou analisar os níveis de evidenciação de RSE adotados pelas empresas de energia eólica instaladas no Rio Grande do Norte. Buscou-se, em particular, analisar de que forma as ações identificadas se aproximam das determinações propostas pela agenda 2030, relativa aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ter por recorte amostral as corporações de energia eólica se justifica pela expansão desse segmento econômico no solo potiguar. Os procedimentos metodológicos utilizados para este trabalho consistem em revisão de literatura, bem como em pesquisa documental. Para fins de coleta dos dados, foram investigados os relatórios de sustentabilidade e materiais disponibilizados no websites das empresas. Dos 14 grupos empresariais identificados como responsáveis pelos 134 parques instalados no RN (2018), nove disponibilizam relatórios de sustentabilidade. Os relatórios identificados fazem menção aos ODS. No entanto, apenas três dos relatórios analisados explicitam especificamente ações sociais e ambientais desenvolvidas no âmbito do Rio Grande do Norte. Defende-se a relevância de maior explicitação das ações realizadas pelas empresas nos territórios locais para favorecer o acompanhamento stakeholders e o desenvolvimento de práticas que contemplem as efetivas necessidades de cada contexto social.
Palavras-Chave: energia eólica; evidenciação socioambiental; ODS, Rio Grande do Norte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.