Garibaldi Film Commission
captação de projetos audiovisuais e turismo audiovisual no município de Garibaldi, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v10i1.8549Palavras-chave:
film commissions; Garibaldi Film Commission; turismo audiovisual; turismo cinematográficoResumo
O artigo tem objetivo de analisar a atuação da Garibaldi Film Commissison e sua relação com o desenvolvimento do turismo cinematográfico no município. Com abordagem qualitativa, a metodologia envolveu um estudo bibliográfico, entrevista e mapeamento das produções audiovisuais. Em relação aos resultados é possível apontar que a criação da Garibaldi Film Commission contribuiu para ampliar o número de projetos audiovisuais, movimentar a economia local e incentivar o desenvolvimento do turismo audiovisual. A variedade das locações, a infraestrutura, a receptividade da comunidade e as parcerias estabelecidas representam aspectos significativos na consolidação da região como um destino film friendly.
Downloads
Referências
ALBERNAZ, P. da C. Curta Brasília: A imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo. Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade de Brasília, 2009.
ASSOCIATION OF FILM COMMISSIONERS INTERNATIONAL. (2019). Disponível em: https://afci.org/
BRASIL, Ministério do Turismo. Estudo de Sinergia e Desenvolvimento entre as Indústrias do Turismo & Audiovisual Brasileiras. Brasília, 2007.
BRUSADIN, L.; ROCHA, G. Convergências culturais na pós-modernidade. Ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015.
BEETON, S. Film induced tourism. Clevedon: Channel View Publications, 2005.
CAMPOS, J. L.; GOMES, C. L.; FONSECA, J. L. Atuação das Film Commissions da Região Sudeste do Brasil: Interfaces com o Turismo Cinematográfico. Marketing & Tourism Review, 5(1), 2020.
CASAGRANDE, Melina M. Entrevista concedida a Vanilson Pereira Silveira. Garibaldi. 10 set. 2021.
DI CESARE, F.;RECH, G. (2015). Le produzi cinematografiche il turismo, il territorio. Roma: Carocci, 2015.
FOIS-BRAGA, H. Por um Turismo Midiático e de Teledramaturgia: reflexões para a construção de um segmento. VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, 2009.
FONSECA, J. F.; NUNES, S. As características de um destino turístico reveladas através de uma produção cinematográfica e a sua interligação com os consumidores. Marketing & Tourism Review. Belo Horizonte. v.2, n.1, 2017.
GARIBALDI. Decreto n° 3941- Institui a comissão municipal das ações do Garibaldi Film Commission, 2015.
GUIA PARA FILM COMMISSIONS NO BRASIL. Orientação básica para a implantação e operação de um escritório de apoio às produções audiovisuais em um município ou estado do Brasil. Rio de Janeiro, 2015.
KÖRÖSSY, N.; PAES, R. G. S. (2020). A produção científica brasileira sobre turismo cinematográfico: uma análise bibliométrica de 2011 a 2018. Rosa dos Ventos, 12(4), 1064-1078, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v12i4p1064
MELO, P. F. C. Cinema e Turismo em Cabaceiras: uma análise da atuação dos agentes públicos no desenvolvimento do Turismo Cinematográfico. Dissertação, Mestrado em Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
NASCIMENTO, F. M. Cineturismo. São Paulo: Aleph, 2009.
NICOSIA, E. The Marche Film Commission: a tool for promoting territorial development and regional tourism. Almatourism-Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 6(4),161-179, 2015.
REIJNDERS, S. Stalking the count. Annals Of Tourism Research, 38 (1), 231-248, 2021.
ROESCH, S. The experiences of film location tourists. Channel View Publications, 2009.
RILEY, R.; BAKER, D.; VAN DOREN, C. Movie induced tourism. Annals of Tourism Research, 25 (4) 919-935,1998.
REBRAFIC-REDE BRASILEIRA DE FILM COMMISSIONS, 2021. Disponível em: http://www.rebrafic.net/pt-br/
SILVEIRA, V.P. O papel das Film Commissions no desenvolvimento cinematográfico e turístico. In: Wehmeyer, C.O.T; Dalagostini; M.V, Pereira, L.A; Ferreira, A.J.F (Org.).Turismo: reflexões flexíveis e mutáveis. Porto Alegre, 1(1), 114-125, 2021.
SILVEIRA, V.P. Garibaldi: destino cinematográfico! Um estudo sobre a relação entre cinema e turismo no município de Garibaldi/RS. Dissertação, Mestrado em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, 2018.
SILVEIRA, V. P; BARROS, R. C. Turismo Cinematográfico: o cinema na promoção dos destinos turísticos. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 13(3), 2021.
TANSKANEN, T. Film tourism: Study on how films can be used to promote tourism. 2012. Disponível em: https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/51720/Tanskanen_Tanja.pdf?sequence=1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.