A aplicabilidade do acordo de não persecução penal nos crimes de tráfico de drogas privilegiado: uma análise jurisprudencial das decisões do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Autores

Palavras-chave:

direitos humanos, acordo de não persecução penal, justiça consensual, tráfico de drogas privilegiado

Resumo

Este estudo trata sobre o acordo de não persecução penal e o posicionamento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul nos casos em que o Ministério Público não aplica o instituto para os crimes de tráfico de drogas privilegiado. Por meio de uma análise dedutiva, com levantamento bibliográfico, compreendeu-se que o Poder Público não interfere nas decisões, considerando a discricionaridade conferida à Instituição pelo Código de Processo Penal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline Schoroeder Soares, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharela em Direito, Universidade Federal do Rio Grande.

Hector Cury Soares, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Direito Público, Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

16-12-2024

Como Citar

SCHOROEDER SOARES, Karoline; CURY SOARES, Hector. A aplicabilidade do acordo de não persecução penal nos crimes de tráfico de drogas privilegiado: uma análise jurisprudencial das decisões do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 228–244, 2024. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/9073. Acesso em: 21 abr. 2025.