INVENTÁRIO DA OBRA RESIDENCIAL DO ARQUITETO FERNANDO JORGE DA CUNHA CARNEIRO NO SÉCULO XX
Resumo
Objetiva-se inventariar a produção residencial do arquiteto Fernando Jorge da Cunha Carneiro, entre as décadas de 1950 e 2000. Um inventário é uma metodologia que consiste em catalogar graficamente as características do objeto arquitetônico. Traz uma abordagem sobre a importância do inventário arquitetônico como possibilidade de salvaguarda para as cidades e para o patrimônio arquitetônico.
Referências
AMARAL, Luís Cesar P. do; CARVALHO, Taisa S. de. Os inventários como instrumentos de preservação: da identificação ao reconhecimento. In: 9º Seminário Docomomo Brasil, 2011. BRASIL. Constituição de 1988. . Acesso em: 28 abril de 2021.
BRAGA, Gisele Pinna; BOTELHO, Marilice Casagrande Lass; FONTAN, Roberto Tourinho; BEZERRA, Ana Luisa Furquim. Inventário digital da arquitetura moderna de Curitiba: a casa do arquiteto 1962-1985. V SEMINÁRIO IBERO-AMAERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO BELO HORIZONTE, 2017.
IPHAN-BRASIL. Iphan. Ministério do Turismo (org.). Patrimônio cultural. 2020. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234. Acesso em: 28 abril 2021.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Manual do Usuário. 2019. Disponível em: <http://sicg.iphan.gov.br/sicg/manual/manual.html>. Acesso em 15 de fevereiro 2020.
MIRANDA, Marcos Paulo de Souza. O inventário como instrumento constitucional de
proteção ao patrimônio cultural brasileiro, 2008. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/11164/o-inventario-como-instrumento-constitucional-de-protecao-aopatrimonio-cultural-brasileiro. Acesso em: 05 de maio 2021.
TOMAZ, Paulo. Cesar. A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil.
Revista Fênix, Revista de História e Estudos Culturais, v. 7, n. 2, p. 1-12, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Território, Espaço Construído e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/oudownload pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.