GT11: Comunicação, discurso e poder
Resumo
O Grupo de Trabalho em questão pretende reunir pesquisas de graduação e de pós-graduação, de diversos níveis que investiguem as relações existentes entre comunicação, discurso e poder. As pesquisas devem partir, sobretudo, de perspectivas orientadas pela noção de que o discurso é, invariavelmente, fator constitutivo das relações de poder, considerando este último elemento – o poder – não como fenômeno natural, mas como construto social. Hodiernamente, tal imbricação não dispensa o potencial da comunicação, tanto no que diz respeito a mídias mais tradicionais, quanto aos dispositivos que, em termos de escala histórica, podem ser considerados recentes, a saber as redes sociais, os aplicativos de troca de mensagem, e uma variedade de recursos afins que vêm se desenvolvendo com a Internet. Como assegura Castells (2017, p. 21), “[…]o poder depende do controle da comunicação”. Foucault (1990, p. 93), por sua vez, ensina que "[…]o poder está em toda parte; não porque abrange tudo, mas porque vem de toda parte”. Na contemporaneidade, justamente devido ao desenvolvimento tecnológico e comunicacional, os discursos de poder buscam ampliar a dimensão apontada por Foucault (1990, p. 93) em sua época, influenciando escolhas, fortalecendo certos valores e desabonando outros, produzindo imagens e deturpando outras. Posto isto, o Grupo de Trabalho em questão se compatibiliza com estudos que observam, de modo interdisciplinar, a relação discurso, comunicação e poder em narrativas diversificadas que podem estar materializadas tanto nas expressões artísticas – música, dança, canto, teatro, literatura, poesia, pintura, grafite, cinema, fotografia e demais manifestações – quanto em gêneros discursivos de vários outros campos da atividade humana – campanhas publicitárias, reportagens, entrevistas, artigos, manifestos, cartas abertas, leis, decretos, memes e áudios das mídias sociais, entre outras possibilidades. Os objetivos principais do Grupo são: (a) discutir e analisar produções norteadas pela tríade comunicação, discurso e poder; (b) compreender as manifestações de poder na sociedade em rede, e em outros setores, como é o caso dos territórios artístico, educacional, empresarial ou outros espaços e (c) discutir as estruturas e o dinamismo da comunicação em nossa sociedade. Com base nas especificações expostas, o GT em pauta pode contemplar discussões teóricas, discussões teórico-analíticas, discussões e sugestões para trabalhos em andamento e resultados de pesquisa em trabalhos que contemplem dois ou mais aspectos que componham a temática central desta proposição: comunicação, discurso e poder.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.