GT12: Concepções. políticas e práticas de formação de professores
Resumo
A formação de professores tem se constituído como um campo de pesquisa em expansão no Brasil, sobretudo, a partir da década de 80 do século passado. Esse campo de pesquisa se materializa na grande diversidade de estudos que se entrelaçam às concepções de formação de professores, as políticas de formação adotadas e suas manifestações nos contextos educativos. Há um crescente número de dissertações de mestrado e teses de doutorado como também na produção de livros e apresentação de trabalhos científicos, resultantes dessas pesquisas. O que cabe perguntar a partir desse cenário é por que a formação docente está ocupando grande destaque na pesquisa educacional? Se por um lado é possível observar um processo de degradação do trabalho docente, seja pela intensificação das atividades docentes, seja pela falta de espaços de construção compartilhada de reflexão sobre as teorias e práticas pedagógicas, é também produzido um conjunto de discursos em favor da profissão docente. As políticas de valorização da formação docente como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR e Programa de Iniciação à Docência - PIBID, Observatório da Educação, Programa Residência Pedagógica, entre outras colocam em evidência o professor. Contudo, é preciso que as diferentes políticas de formação de professores sejam analisadas no sentido de que se possa aperfeiçoá-las. Este GT pretende agregar o conjunto de estudos e pesquisas que tratam das concepções, políticas e práticas de formação de professores em diferentes contextos. Busca-se oportunizar um espaço de reflexão onde a pluralidade de estudos acerca da formação de professores possa ser socializada na comunidade científica. O GT aprofundará o estudo de teóricos da formação docente com destaque para aqueles integram formação com pesquisa, ou seja, que pensam a constituição da profissionalidade docente a partir de uma perspectiva investigativa seja, na formação inicial, seja na formação continuada. Será privilegiado no debate os estudos e pesquisas que dão a voz ao professor, modelos de formação “com o professor” e não “para o professor”. O GT abrigará discussões teóricas, relato de experiências e resultados de pesquisa na forma de palestras, mesa redonda e comunicações orais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.