GT14: Cultura escolar, instituições educativas e práticas de controle social
Resumo
Inserido no conjunto mais amplo das pesquisas que abordam a cultura escolar nas suas diferentes perspectivas de análise, o GT pretende reunir pesquisadores interessados nas relações entre cultura escolar, instituições educativas e controle social. Nesse sentido, investigar as instituições escolares, os sujeitos, as práticas e as culturas são uma possibilidade de conhecer um pouco do passado para refletir as ações realizadas no presente, as dinâmicas das instituições, o cotidiano e as relações de poder. Entende-se que a dimensão da cultura se apresenta como uma possível combinação de saberes, de um conjunto de práticas que remete ao desenvolvimento de cada grupo. As características distintas e o interesse de cada grupo social permitem compreender, por exemplo, a intensidade da influência na caracterização dos hábitos, normas e ritos que se materializaram em elementos culturais em uma região, em uma comunidade, ou no Estado em relação aos demais Estados do país. Estas relações podem ser analisadas a partir de suportes teóricos de autores como Foucault, Bourdieu, Elias, Viñao Frago, dentre outros; podem ser abordadas sob diferentes escalas espaciais e comportam múltiplas metodologias de pesquisa. Considerando o que foi exposto, o GT acolhe resultados de pesquisas (em fase inicial ou concluídas) que dialoguem com a cultura escolar. O GT também confere uma atenção especial para a pluralidade das instituições educativas, e, consequentemente, busca valorizar as diferenças entre escolas laicas e escolas confessionais; instituições de ensino públicas e instituições de ensino privadas; escolas propedêuticas e escolas técnicas; escolas militares e escolas civis; e outros tipos de instituições existentes. No que diz respeito ao controle social, dentro do escopo do GT, esperamos reunir estudos que contemplem discursos, práticas e instrumentos voltados para o controle do(s) ambiente(s) escolar(es) e para normatização/disciplinarização dos corpos e das atitudes de discentes e docentes. Cabe a ressalva de que as manifestações de contestação e/ou rejeição às experiências de controle social produzidas nas instituições de ensino também se enquadram na proposta do GT.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.