GT17: Docência na Educação Infantil: Da Formação Docente ao Cotidiano Pedagógico
Resumo
O Grupo de Trabalho/GT proposto tem como objetivo central abordar sobre a prática da docência no âmbito da primeira etapa da Educação Básica. Nosso objetivo, se desdobra, no interesse de apresentar reflexões críticas e analíticas sobre a prática pedagógica com crianças de zero a seis anos em contextos de Educação Infantil. Temos também como intenção abordar aspectos da formação docente, no sentido de compreender a especificidade do trabalho pedagógico no percurso da vida cotidiana nas instituições. Deste modo, consideramos que a docência com crianças pequenas está centrada na indissociabilidade e indivisibilidade entre cuidado e educação, priorizando no cotidiano as potencialidades e a agência das crianças, inclusive os bebês, que apresentam outras linguagens para se comunicar e se expressar, para além da linguagem verbal. Nosso diálogo teórico se constitui em articulação com diferentes campos de conhecimento, já que concordamos que os estudos da infância, tomando como centralidade as crianças, se encontram em pleno desenvolvimento. Com o crescimento de pesquisas que articulam educação e estudos da infância no Brasil, vimos o interesse não apenas nas áreas da Psicologia e da Pedagogia, mas também e, principalmente, a partir dos anos de 1990, no campo da Sociologia da Infância, da Sociologia do Cotidiano, da Antropologia da Criança, da Arte e da Filosofia. Nosso GT pretende buscar algumas destas interfaces interdisciplinares como forma de compreender a dinâmica da docência no decurso da vida cotidiana, de maneira a exprimir o seu complexo de complexidade, expondo gradativamente aspectos indicativos das intersecções e dos elos que movimentam as relações pedagógicas entre si. Pretendemos reunir pesquisas e relatos de experiências com reflexões que caminham pela necessidade de lançarmos um olhar sensível e inteligível para o sistema de comunicações, produção das culturas infantis, as relações sociais entre pares e a ordem instituinte das próprias crianças pequenas. Um GT que ao agregar professores e pesquisadores para discutirem a formação docente e o cotidiano pedagógico tragam em forma de análise o encontro da complexidade das infâncias que reverbera na complexidade da docência, provocando os pesquisadores e professoras à conhecerem as crianças e suas lógicas de ação e protagonismo infantil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.