GT21: Educação e Campo Educacional em Pierre Bourdieu
Resumo
O Grupo de Trabalho, GT “Educação e Campo Educacional em Pierre Bourdieu” tem como objetivo oportunizar aos pesquisadores em Educação, que têm como principal aporte teórico/metodológico as contribuições do sociólogo Pierre Bourdieu e seus seguidores, a socialização de resultados de investigação, a reflexão e o debate acadêmico. Na sociologia de Bourdieu é central a concepção de espaço social, de campo, de capital e de habitus. Um campo é um tipo específico de entidade social, como o campo acadêmico, o campo literário, o campo jurídico ou o campo educacional, num nível de análise que engloba agentes individuais, grupos ou instituições. A expressão “campo” também é usada por Bourdieu como uma dupla metáfora: o campo de forças e o campo como arena. Essa segunda acepção é empregada por Bourdieu para caracterizar a natureza das diversas entidades sociais, como o espaço social, uma escola, com seu projeto pedagógico e sua atuação na comunidade, uma empresa com atuação em múltiplos mercados, a família, ou o próprio campo como domínio específico de atividades, conforme a primeira acepção indicada acima. O campo está em permanente processo de reprodução ou transformação, no influxo de incessantes lutas pelo monopólio sobre os tipos de capital mais valorizado. Nesse sentido, serão bem vindos os trabalhos de pesquisa que mobilizam os conceitos de espaço social, de campo (científico, acadêmico, educacional, linguístico, jurídico, dentre outros), de capitais (sociais, culturais, econômicos, simbólicos), de habitus, de violência simbólica, de dominação, de reprodução das desigualdades sociais no âmbito da educação e da escola (da educação infantil ao ensino superior). Também temas como Democratização do Ensino e Justiça social, Movimentos de escolarização e formação, Contextos institucionais e socialização profissional, Educação escolar, justiça social e desigualdades escolares. Os trabalhos submetidos ao GT devem contemplar discussões teórico-analíticas, inspiradas na teoria das práticas sociais de Pierre Bourdieu e mobilizadas para diferentes pesquisas que têm como foco principal o campo educacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.