GT22: Educação e Mídia: construção de discursos e identidades
Resumo
Uma sociedade em transformação, que se constitui imediata, líquida e fluida (BAUMANN) é ponto de estudos para a educação e a mídia. O acesso às tecnologias que contribuem para essa transformação cotidiana e impõem uma velocidade às pessoas também transmuta processos e configura as narrativas midiáticas. O acesso cada vez mais intenso à informação e à diversidade cultural são elementos que levam as sociedades a possuírem identidades cada vez menos baseadas em pontos centrais fazendo com que as identidades culturais sejam cada vez mais fragmentadas. Compreendendo que o discurso está relacionado a conjuntos de ideias, imagens e práticas sociais que influenciam a forma como vemos o mundo, percebe-se que tanto o meio educacional quanto o da comunicação são ambientes tão ecléticos que contribuem para a propagação e conhecimento sobre diversidade étnico cultural. Nesse sentido, compreende-se o discurso como um elemento social que fornece subsídios para a formação das identidades culturais. Para trazer discussões que apontem questões envolvendo a educação, a mídia e sua interligação com a sociedade é que se propõe a criação deste Grupo de Trabalho. A intenção é trabalhar com os seguintes objetivos: 1) Identificar as práticas sociais e os discursos que constroem as identidades culturais no âmbito comunicacional e/ou educacional; 2) investigar a construção da identidade nas diversas mídias da contemporaneidade; 3) apresentar práticas comunicativas envolvendo a produção da mídia e de seus atores e o fortalecimento da identidade local e regional; 4) investigar/analisar identidades formadas a partir da relação entre os veículos de comunicação e das mídias com as diversas práticas culturais, destacando-se as práticas educacionais; 5) Trazer relações de interface entre mídias, educação e identidade; e 6) Refletir sobre as representações culturais na mídia e na educação. Entre os autores citados em tais pesquisas estão Stuart Hall, Homi Bhabha e Zygmunt Baumann. Poderão ser contempladas pesquisas teóricas e discussões teórico-analíticas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.