GT23: Educação em Zygmunt Bauman: conhecimento, diálogo, identidade e pluralidade na modernidade líquida.
Resumo
A condição humana enquanto possibilidade de constituição dos indivíduos a partir das suas vivências e compreensões se reapresenta, no mundo compartilhado, em sua potencialidade plural e expõe tensionamentos entre a identidade e a diversidade instituinte da sociedade e indicam a necessidade de pensar as relações desde o horizonte da complexidade, da ambivalência, do diálogo e da solidariedade.Pensar a educação, o conhecimento, a ciência e as individualidades desde o mundo plural dos tempos líquidos, expressa o objetivo deste Grupo de Trabalho que elege metodologias crítico-hermenêuticas na processualidade instituinte e auto-intituinte do humano nas suas relações com o/a outro/a e com mundo, com o humano e o ambiente, com os indivíduos e as instituições. Tematizar a educação a partir das compreensões hermenêuticas e dialéticas de Zygmunt Bauman e da sociologia contemporânea, da pluralidade e da possibilidade do paradigma da ambivalência enquanto abertura ao diálogo, à acolhida e ao reconhecimento da diversidade no mundo líquido, identificam o escopo teórico da proposta. Consideram-se produções teóricas, debates sócio-filosóficos relacionados ao campo da educação que enfrentem problemáticas postas pela condição humana no mundo compartilhado como a oclusão mental, a corrosão e degradação do caráter e do ambiente, a sociedade do cansaço, a sociedade de risco, a injustiça social, a homogeneidade e a hegemonização, bem como a cooptação do Estado pelo ideário neoliberal. Teorizações, resultados de pesquisas, relatos de experiências e estudos de casos com preocupações no debate acerca da pluralidade como constituinte da condição humana e componente do Estado republicano, conexões entre a sociologia contemporânea e a educação, compõem as bases dos trabalhos que podem circular no GT. A proeminência do pensamento de Bauman no cenário das incertezas da realidade líquida e o crescente interesse pelo percurso teórico do sociólogo da modernidade e da dignidade humana desde o horizonte da globalização e da volatilização do capital, de sua hegemonia e determinismo homogeneizante, suscitam viabilidades dialógicas e potencialidades aproximadoras entre tradições de pensamento que, historicamente, se colocaram em tensionamento. Reconhecer, estudar e transcender as limitações, os dualismos e sectarismos teóricos, alimenta as bases teóricas do Grupo de Trabalho que se apresenta disposto a ensaiar análises, compreensões e interpretações no rastro teórico-conceitual da sociologia hermenêutica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.