GT24: Educação Geográfica e Práticas Educativas no Contexto Ibero-Americano
Resumo
O mundo contemporâneo, especialmente a partir das inúmeras mudanças verificadas no cenário global, ao final do século passado, apresenta-se confuso e é confusamente percebido. Ora esse mundo é pintado como fábula, propaganda e fake; ora é cheio de perversidades, austeridade e desilusão. Todavia, ele traz em si as possibilidades de sua superação, isto é, de se forjar um mundo mais humano, igualitário, fraterno, cooperativo e solidário que se constrói através da Educação. Sua contribuição é fundamental para que se instrumentalizem as pessoas para pensar os desafios do mundo contemporâneo e do que ele pode vir a ser. A Educação Geográfica tem implícito esse propósito, quando dispõe de ferramentas que auxiliam a interpretar o espaço global em suas formas, funções, estruturas e processos. Neste sentido, o Grupo Temático “Educação Geográfica e Práticas Educativas no contexto Ibero-Americano” tem como objetivo promover um espaço interdisciplinar de reflexão sobre experiências com a Educação Geográfica em espaços formais e informais – da escola à universidade, passando pelos institutos e espaços alternativos em que se desenvolvam práticas educativas (ações, cursos, estágios, projetos, programas, etc.). Privilegia-se como marco teórico-metodológico da Educação Geográfica a vertente crítica da ciência geográfica associada às diferentes tendências progressistas em educação, ou seja, visando a liberdade, autonomia e emancipação dos sujeitos. O tema central do GT é “Educação Geográfica e Práticas Educativas no contexto Ibero-Americano”, o qual contempla a diversidade de conhecimentos geográficos que convergem para a compreensão e interpretação dos desafios do mundo contemporâneo, tais como aqueles ligados à globalização, tecnologia, meio ambiente, sociedade e outros. Ao mesmo tempo, abre diálogo com o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas existentes atualmente como práticas educativas que fazem circular saberes geográficos ligados à Educação Geográfica: cultura, território, identidade e diversidade étnico-racial, cultural e de gênero. Assim, acolhem-se discussões teóricas, teórico-práticas e resultados de trabalhos no âmbito do ensino, pesquisa, extensão, bem como as que se destinam à educação e popularização de Ciência e Tecnologia, encontrando-se concluídos ou em andamento. O público-alvo são educadores em geral, professores das redes pública e privada de ensino, os quais promovem direta e indiretamente a Educação Geográfica. A expectativa é que o GT contribua para tanto para o compartilhamento de experiências sobre Educação Geográfica e Práticas Educativas no contexto Ibero-Americano, como para a construção de novas visões e entendimentos sobre o assunto.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.