GT25: Educação Profissional e Tecnológica: Reflexões e Desafios Contemporâneos nas Sociedades Ibero-Americanas
Resumo
O Grupo Temático "Educação Profissional e Tecnológica: Reflexões e Desafios Contemporâneos nas Sociedades Ibero-Americanas" pretende discutir e analisar as transformações da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e em outros países da América Latina e Caribe, no intuito de problematizar o impacto dessas transformações no processo de desenvolvimento socioeconômico. A EPT se insere numa nova realidade no século XXI, bem como se articula com novos contextos emergentes na crise do mundo moderno. Neste cenário cabe às instituições que ofertam EPT problematizar demandas do mundo do trabalho numa sociedade que prima pela humanização, por qualidade de vida, por justiça social e por sustentabilidade. Essas demandas em diálogo com a EPT são elementos de discussão deste grupo de trabalho que, em perspectiva comparada, debaterá os desafios epistemológicos da EPT face às transformações socioeconômicas. Nosso propósito será agregar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento com inquietações voltadas para a EPT e com o intuito de trocar experiências sobre suas estratégias de pesquisas interdisciplinares para melhor compreender a complexidade e os desafios desse nível de ensino. Também se almeja debater diferentes temas e focos de pesquisas, tais como: história da EPT no Brasil, América Latina e Caribe; políticas públicas para a EPT; expansão; qualidade; avaliação; internacionalização; retração e financiamento; ensino técnico integrado ao Ensino Médio; ensino a distância; processos e políticas de inclusão social; acesso e permanência; desigualdades sociais; e articulação entre as instituições de EPT e o arranjo produtivo local. Nosso grupo objetiva compartilhar e publicizar as pesquisas ora apresentadas na obra intitulada "Educação Profissional e Tecnológica: políticas públicas e institucionais em perspectiva". Os organizadores deste grupo lideram e estão inseridos nos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa e Estudos em Gestão, Políticas e História da Educação Profissional e Tecnológica (GPHEPT) do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense (IFC); Grupo Filosofia e Educação/Educogitans do Programa de Pósgraduação Stricto Sensu em Educação (PPGEFURB) da Universidade Regional de Blumenau (FURB); e do Grupo de Pesquisa Currículo Integrado na Educação Profissional Tecnológica (GPCIEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Desta forma os organizadores deste GT congregam pesquisadores de diversas áreas e se vinculam com o Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE), Paideia, LAPPLANE e GEPALE da FE/UNICAMP, a Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, e diversas sociedades de Educação Comparada e EPT. Sendo assim, o GT aceitará trabalhos que problematizam a EPT e os principais reflexos na sociedade contemporânea, dando a preferência a trabalhos que apresentem investigação teórico-empírica e educação comparada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.