GT26: Educação Superior em Tempos atuais: os desafios da Internacionalização e da Inovação Curricular
Resumo
Frente ao mundo globalizado e seus desafios pedagógicos, curriculares e tecnológicos, as instituições de ensino superior - IES movimentam-se para a elaboração de políticas, propondo metas, programas e planos estratégicos para o aprimoramento de ações de internacionalização no Ensino Superior. Estas IES estão sendo desafiadas a inovarem nos formatos curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação, o que vem provocando debates, compartilhamento de experiências e de produções acadêmicas. A proposta do GT “Educação Superior em Tempos atuais: os desafios da Internacionalização e da Inovação Curricular” tem como propósito oferecer um espaço no Congresso Ibero Americano para buscar compreender, problematizar e dar visibilidade as ações de internacionalização e de inovações tanto nas práticas pedagógicas, quanto curriculares que estão ocorrendo nas Instituições de Ensino Superior. Trata-se de um tema atual, que está cada vez mais evidente nas políticas de avaliação das IES, dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e de graduação, e se torna urgente debatermos e compartilharmos experiências, estudos e pesquisas que possam elucidar as possibilidades e desafios deste processo. Serão bem-vindas as pesquisas que tratam de apresentar indicadores que permitam identificar, mapear e avaliar as ações de internacionalização, discutir e apresentar as políticas e planos de internacionalização tanto no âmbito das IES quanto as emanadas pelo MEC, dar visibilidade as experiências de internacionalização de currículos de cursos, de inovação nas práticas pedagógicas decorrentes de mudanças curriculares de processos de internacionalização, entre outros. Pretende-se que o GT estimule a produção acadêmica (publicações e participação em eventos) e a formação de estudantes de graduação, mestrados e doutorados com o propósito de compreender as dimensões que envolvem a internacionalização da Educação Superior, sobretudo as que envolvem o currículo e as práticas pedagógicas advindas deste processo, bem como contribuir significativamente para a elaboração de políticas de internacionalização e, consequente, qualificação das IES e cursos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.