GT28: Educação, Diferença e Processos Inclusivos
Resumo
O Grupo de Trabalho, GT “Educação, Diferença e Processos Inclusivos” objetiva a socialização de conhecimentos teóricos, práticas, metodologias e resultados de pesquisas acadêmico-científicas relacionadas aos distintos processos inclusivos. Por processos inclusivos compreende-se o conjunto de ações, procedimentos, práticas e meios que visam o enfrentamento das distintas formas de exclusão, sejam estas as de ordem cultural, social, física, sensorial, geracional, de gênero ou étnico-racial. Compreende-se, deste modo, que a educação inclusiva constitui-se de um processo permanente de diálogo e acolhimento da diferença. A diferença, por sua vez, é entendida como processo ético e político, não atrelada diretamente às características dos sujeitos, mas aos condicionantes sócio-históricos e políticos que produzem as noções de igualdade, diferença, normalidade e anormalidade. Uma educação para a diferença pressupõe, desse modo, o constante questionamento das noções binárias postas nas relações sociais e que operam as exclusões. Adotar a diferença como modelo teórico implica também na recusa de concepções essencialistas que a reduzem aos traços de distinção. Com efeito, ao acionar a noção de diferença para o diálogo e debate dos processos educacionais inclusivos está-se, de antemão, acionando a análise da produção discursiva em torno destes processos e da ordem das representações a eles atrelados. A proposição de um espaço de diálogo em torno das noções de inclusão e diferença no campo escolar abre leque para um amplo espectro de trabalhos, e diferentes reflexões teóricas e abordagens críticas, nem sempre conciliáveis, mas que, por isso mesmo, contribuem para o vislumbre da complexidade posta à temática. Desse modo, são bem vindos trabalhos de pesquisa relacionados às temáticas de educação bilíngue (Libras-Português), educação especial na perspectiva inclusiva, ações afirmativas, exclusão social e escolar e democratização do acesso à educação básica e ao ensino superior. Espera-se que os trabalhos submetidos ao GT contemplem discussões teóricas e metodológicas relacionadas a diferentes vertentes teóricas dando, visibilidade à complexidade que envolve a temática.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.