GT30: Educação, Escrita de Si e Identidade
Resumo
O Grupo de Trabalho (GT) ‘Educação, Escrita de Si e Identidade’ dedica-se à disseminação, análise, compreensão e promoção de um intercâmbio de conhecimentos e práticas no âmbito da educação, utilizando o suporte dos Estudos Culturais, da teoria da narrativa e da escrita de si. O pressuposto básico de nossas reflexões consiste na ideia de que a vida humana se constitui fundamentalmente pela construção de narrativas, tanto coletivas como individuais, o que inclui o que Stuart Hall chama de “narrativas do eu”, bem como narrativas étnicas e nacionais (Homi Bhabha). A própria construção da realidade se dá, de acordo com Jerome Brunner, como experimento narrativo. Tal compreensão tem profundas implicações educacionais. Ser educador é também construir uma narrativa. Dessa maneira, propõe-se uma reflexão sobre a importância e o uso da escrita de si como forma de construção de identidade no contexto da educação. Nesse sentido, este GT acolherá trabalhos cuja reflexão passa por compreender: 1) o lugar da narrativa como ativadora, articuladora da memória e da identidade do sujeito; 2) como o exercício da narrativa liga-se ao fenômeno da cultura; 3) o papel da linguagem e da escrita de si na construção das identidades culturais, nacionais e individuais; 4) o uso da autobiografia e do diário como espaço de formação de professores; 5) as conexões entre escrita de si, ficção e poesia. Para tanto, o quadro teórico que impulsionará este diálogo converge, além dos Estudos Culturais, da teoria da narrativa e da escrita de si, para o arcabouço epistemológico das vertentes voltadas à interculturalidade, pós-modernidade, diásporas, memória, identidade cultural, literatura brasileira, formação de professores, linguagem, comunicação e análise do discurso. Para tanto, as proposições que comporão o referido GT alinham-se a textos propondo discussões teóricas, estudos e pesquisas em andamento ou concluídos, nos diferentes níveis de ensino, bem como a relatos de experiência.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.