GT31: Educação, semiformação e descolonização do pensamento Contemporâneo
Resumo
No mundo contemporâneo um problema a ser enfrentado para se falar em educação consiste na recusa em trata-la de forma prosaica. E isto só é possível quando tal tarefa for estendida para além das fronteiras de seu conceito. Este propósito poder ser entendido na medida em que o pensar e o agir educacional for tomado por relações com a formação cultural. A relação da educação com o tempo e o espaço pode diferenciar-se da rapidez do consumo e da maquinaria do mundo, pois este impede e controla a imaginação necessária à própria experiência formativa numa configuração somente de meios e fins. Nesse sentido, é possível pensar a educação e a formação cultural se considerarmos as expressividades estéticas capazes de sistematizar experiências cumulativas dos sujeitos, de modo que sua compreensão da realidade ultrapasse o mero uso de esquemas conceituais pré-definidos. A educação e a formação cultural, ambas estão cercadas, por um lado, pela condição de vida no modo de produção capitalista, e por outro lado, sofrem as consequências disso no âmbito da formação humana. Sendo que as dispersões dos rumos dessa condição demonstram suas fragilidades nas concepções e nas práticas educativas, sendo assim, a formação transformasse em semiformação. Desse modo, coloca-se aqui algumas questões para esse grupo temático: Como relacionar a educação e a formação cultural diante da dispersão dos rumos semiformativos atuais? Onde encontramos a potencialidade formativa na relação entre educação, formação cultural e estética? Nesses termos, entende-se aqui a necessidade de uma crítica imanente da condição dos processos semiformativos contemporâneos. De modo particular, quer se pensar aqui pesquisas, comunicações de experiências educativas a partir dos processos escolares e não-escolares, que investem nos potenciais emancipatórios dos sujeitos, seja na infância ou no ensino superior. Tais propostas possam contemplar referencias da Teoria Critica da Escola de Frankfurt e autores críticos latino-americanos, africanos e caribenhos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.