GT35: Escolarização média no espaço ibero-americano
Resumo
No Brasil, o ensino médio está no centro da pauta educacional. É a última etapa da educação básica e apresenta muitas fragilidades em relação ao currículo, à formação de professores, às políticas e investimentos públicos. As instituições de ensino médio da rede pública, em geral, apresentam problemas de infraestrutura; de formação do corpo docente, composto em grande parte por professores temporários, sem carreira estável e profissionalmente atraente; de índices de evasão escolar alarmantes, decorrentes não só de questões externas à escola, mas também de processos de exclusão produzidos e reproduzidos no âmbito escolar. Diversas reformas têm sido promovidas no intento de combater a evasão, manter os jovens nas escolas, melhorar o seu desempenho e dar sentido à formação de nível médio, entretanto há muito para avançar. Os desafios também se estendem ao espaço ibero-americano, que apresenta diferentes configurações para a escolarização média. Nesses países tem sido implantadas políticas voltadas para a oferta de currículos nacionais, com o objetivo de dar resposta às exigências de um mundo globalizado, com base em parâmetros propostos por organizações internacionais. Esse movimento é marcado por um crescente interesse privado no oferecimento de parcerias com o Estado. Neste âmbito, é papel da pesquisa investigar esses processos numa perspectiva crítica, apresentando reflexões, diagnósticos, estudos e sugestões. Compreende-se que a temática da escolarização média não é simples e exige estudos aprofundados de diversas frentes para dar conta do vasto leque de questões e problemáticas que atravessam esse nível de escolarização. Para maior aproximação com esta realidade, este GT tem como objetivo propor o debate sobre discussões teóricas, relatos de experiência, resultados de pesquisa parcial ou pesquisa concluída, experiências pedagógicas contemplando as seguintes temáticas: “Currículo prescrito e praticado na escolarização média”, que propõe investigar aspectos relacionados à organização curricular, à implantação de reformas curriculares e às práticas curriculares nesse nível de ensino; “Políticas públicas e demandas educacionais para a escolarização média”, que trata de políticas educacionais direcionadas à escolarização média e suas repercussões nas práticas educativas nas escolas; “Formação de professores para a escolarização média”, que aborda questões relacionadas aos saberes, à identidade e à profissionalidade dos docentes que atuam neste nível de ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.