GT36: Estado e desenvolvimento em perspectiva histórica
Resumo
Este grupo de trabalho pretende discutir experiências históricas de desenvolvimento econômico na América Latina durante os séculos XIX, XX e XXI, em âmbitos nacionais ou regionais, com ênfase no Estado, em seu papel e suas funções no estabelecimento das relações sociais subjacentes ao processo de desenvolvimento. Partimos do pressuposto que o Estado se apresenta como forma superior de organização capitalista, que condensa as contradições da sociedade e assume o papel de guardião dos contratos sociais. Também podemos pensar como o Estado como elemento constitutivo da formação dos blocos de poder na definição de projetos hegemônicos. O desenvolvimento, enquanto processo histórico que envolve interesses de classe e opções sociais acerca da geração e utilização do excedente produtivo, apresenta-se como possibilidade de ampliar horizontes de oportunidades de realização das potencialidades dos membros da coletividade, viabilizando uma sociedade mais justa, democrática e soberana. Nesse sentido a perspectiva histórica, nas diversas durações, também é indispensável para entendermos as contradições latentes no seio do Estado, suas formas institucionais, suas funções na estruturação social e seu papel no processo de desenvolvimento. O tema é amplo e interdisciplinar, e tem pressuposta a ideia de que investigar a interação entre Estado, economia e história é fundamental para compreender as contradições da sociedade contemporânea, assim como as múltiplas questões que envolvem a noção de desenvolvimento. Numa perceptiva ampla, o simpósio está aberto para contribuições que dialoguem com essa concepção focando nos seguintes temas: a) Desenvolvimento e formação econômica regionais; b) Desenvolvimento e infraestrutura social básica (transportes, energia, comunicações e serviços urbanos); c) História de empresas, instituições e tecnologia; d) Estado, planejamento e empresas estatais; e) Políticas públicas de desenvolvimento; f) Economia solidária; g) Estado, educação e planejamento; h) Desenvolvimento rural; i) História política (história de partidos, representações de classes e movimentos sociais); j) Empresas, empresários e as relações com o Estado; h) Crédito e desenvolvimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.