GT45: Formação de professores nas licenciaturas: processos e trajetórias formativas, fundamentos e concepções
Resumo
A formação de professores em nível superior como um campo de pesquisa tem fomentado uma série de discussões e pesquisas. Apesar da discussão sobre a temática não ser nova, ainda representa um desafio, pois a análise da literatura da área (BRZEZINSKI, 2009, 2014; ANDRÉ, 2009; 2010a, 2010b) nos revela escassez de produção de conhecimento sobre os processos, concepções e fundamentos da formação de professores. Compreendemos que espaços permanentes de estudo, reflexões e debates sobre quais processos, concepções e fundamentos abarcam e permeiam os contextos e prática da formação são fomentos de grande relevância na atual conjuntura. Assim, para aprofundar a temática em questão, propomos o GT objetivando socializar estudos, pesquisas e experiências relacionadas aos processos formativos, fundamentos, concepções e trajetórias docentes. Nesse GT, considera-se a definição de licenciaturas trazida por Gatti (2010) ao compreendê-las enquanto cursos de nível superior que, em conformidade com a legislação, objetivam a formação de professores para a Educação Básica do país. Compreendemos a trajetória formativa do professor como um processo que se dá ao longo da carreira, na configuração de um ofício feito dos saberes mobilizados na prática docente, significando opção consciente por parte do sujeito, aspectos presentes nas discussões de Nóvoa(1991) e Tardiff(1991, 1999, 2002). O percurso para apropriar-se da profissão docente passa por um desenvolvimento profissional, inclusive em espaços institucionais nos quais redes de interação e mediação possibilitam a reflexão e a interlocução dos saberes próprios à especificidade da educação. O GT Formação de professores nas licenciaturas: processos e trajetórias formativas, fundamentos e concepções busca ser um espaço de reflexão e de trocas de experiências, tornando-se uma estratégia profícua para criar uma rede profissional de contatos sobre a temática. Entendemos que esse movimento corrobora para consolidar e ampliar o campo de conhecimento sobre a Formação de Professores. O GT abrigará discussões e ensaios teóricos, relato de experiências e resultados de pesquisa na forma de comunicações orais que abordem as seguintes temáticas: Formação inicial e continuada de professores; trajetórias e narrativas da formação docente; saberes da docência; políticas públicas; currículo; fundamentos pedagógicos, entre outros podem indicar tendências para as reflexões desse GT. Autores nacionais e internacionais de diferentes matizes teóricas e bases epistemológicas poderão subsidiar os trabalhos integrantes do GT.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.