GT46: Formação humana na sociedade do espetáculo
Resumo
Embora a expressão “sociedade do espetáculo” tenha sido, ela também, parcialmente capturada por dispositivos que a destituem de sua força crítica inicial, Guy Debord é bastante claro quanto ao alvo primeiro de sua formulação: em vez de vincular-se apenas ao império das imagens ou dos “meios de comunicação”, a “sociedade do espetáculo” é, antes, resultado de um processo mais amplo e extremo de abstração, ou melhor, de desvalorização do real em nome de “representações” que ocupam o lugar daquilo que até então era vivido diretamente. Nesse sentido, sua expressão maior é justamente a ideia de divisão, de separação: “A separação é o alfa e o ômega do espetáculo” (SdE, §25). A “sociedade do espetáculo” é marcada por uma cisão, uma separação que impossibilita a realização de uma comunidade verdadeiramente unificada; a bem da verdade, o espetáculo apresenta-se, no fim das contas, como o único instrumento de unificação possível numa sociedade que estrutura o seu funcionamento numa abstração fundamental, a saber, aquela da mercadoria. Ora, essa mesma cisão/separação que caracteriza a “sociedade do espetáculo” habita hoje o coração da escola neoliberal. A possibilidade de uma formação humana onilateral, que considere as diversas dimensões de nossa existência e não somente os seus aspectos prático-utilitários, está em absoluto contraste com a unilateralidade de uma educação centrada no trabalho produtivo e, necessariamente, voltada à formação de um indivíduo “economicamente ativo” e “livre” do ponto de vista da produção de sua existência. A fragmentação da constituição humana a partir de uma educação neoliberal é condição necessária para a naturalização de uma sociedade do espetáculo a qual demanda a produção de um sujeito cindido/estilhaçado que se forma/integra por uma lógica de “autogestão de si”. Desmascarar o fetiche da educação/mercadoria que produz o consumidor/espectador de uma vida desprovida de sentido: eis o nosso desafio! Em suma, o presente GT busca reunir trabalhos interessados em debater questões relacionadas justamente ao tema aqui anunciado, a saber, a formação humana na sociedade do espetáculo.Downloads
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