GT54: Internacionalização da Educação Superior
Resumo
A internacionalização, até então priorizada na Pós-Graduação, ocupa hoje um espaço central nas reflexões que permeiam a Educação Superior, estendendo-se à Graduação. Independentemente do desenvolvimento socioeconômico, a expansão da Educação Superior nos últimos anos foi significativa, desafiando as instituições a lidar com seus modelos pedagógicos e de gestão, com a diversificação, com novos perfis de estudantes, e a dar respostas mais rápidas e precisas para os reais problemas da sociedade. Essa flexibilização favorece a internacionalização global, nacional, regional, institucional ou local, mas requer múltiplos olhares. Globalização e Internacionalização são conceitos imbricados. Nesse momento, este assunto representa critério de qualidade, como apontam os diferentes rankings que a avaliam. O Grupo Temático (GT) pretende discutir e analisar as transformações da internacionalização que é considerada um meio para a educação como bem público e para concepções mais amplas e densas, ligadas ao bem viver, ao desenvolvimento sustentável e a consecução de uma cidadania global. O necessário debate sobre a internacionalização da educação superior pressupõe que se defina o sentido e o significado da expressão que está inserida num determinado contexto emergente. Isto porque deve ser consequência de um projeto acadêmico e de sociabilidade que contempla a perspectiva de formação humana e de desenvolvimento social com as essenciais marcas da solidariedade, da interculturalidade e do respeito mútuo. Longe de ser uma discussão atual, é um dos grandes desafios imputados às políticas públicas que buscam dialogar dentro deste processo. A internacionalização se baseia em relações entre instituições e países, sendo considerada como qualquer esforço sistemático que tenha como objetivo tornar a Educação Superior mais respondente às exigências e desafios relacionados à globalização da sociedade, da economia e do mercado de trabalho, permeadas por diferentes racionalidades. Assim, é um campo interdisciplinar, com múltiplos olhares. Os estudos não estão limitados a educação, mas escrevem educadores, administradores e outros interessados. Da mesma forma, não está restrito a pesquisadores, ou seja, registram também profissionais de gestão da educação superior. Ainda em termos de escritos sobre internacionalização da educação superior, o tema está em acelerada expansão. Os temas: Modelos de Internacionalização, Mobilidade Acadêmica, Cooperação, Redes de Pesquisa, Competências, Interculturalidade, Internacionalização Integral, Internacionalização do Currículo, Internacionalização At Home, entre outros, podem indicar tendências para as reflexões desse GT.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.