GT55: Juventudes e Educação
Resumo
Estudar as juventudes contemporâneas e suas relações com as mais diferentes temáticas e os diferentes campos do conhecimento faz-se oportuno em uma sociedade que, cada vez mais, subestima as capacidades destes sujeitos. O principal objetivo do Grupo de Trabalho é estabelecer discussões sobre as Culturas Juvenis contemporâneas e suas interfaces com a Educação, Sociologia e Psicologia socializando pesquisas científicas, reflexões e experiências, articuladas a diferentes contextos. Como aporte teórico, recorre-se aos autores referências no campo das Juventudes, quais sejam: José Machado Pais; Carles Feixa; Juarez Dayrell; Paulo Carrano; Jesus Martín-Barbero; Rossana Reguillo; Mário Margulis; Néstor Garcia Canclini; entre outros. Há o entendimento, de acordo com a leitura de Feixa (2004), de que as culturas juvenis são as formas pelas quais os jovens estabelecem relações no coletivo, em espaços intersticiais à vida institucional, ou seja, o conceito de coletividade é presente em tais discussões. Ainda, em consonância com Dayrell e Carrano (2014), há que se esclarecer que “as práticas culturais juvenis não são homogêneas. As configurações sociais em torno das identidades culturais não se constituem abstratamente, mas se orientam conforme os objetivos que as coletividades juvenis são capazes de processar num contexto de múltiplas influências externas e de interesses produzidos no interior de cada agrupamento específico.” São contempladas pesquisas que articulem as temáticas das juventudes com: a escola, a cidade, a cultura, as sociabilidades, o meio ambiente, o cotidiano, o trabalho, a transição para a vida adulta, as políticas públicas, a vida rural, o ensino superior, as questões de gênero, as migrações, a violência e outros temas pertinentes. Em relação às diretrizes que orientam os trabalhos contemplados no GT, pesquisas e relatos que apresentem discussões teóricas; discussões teórico-analíticas; resultados de pesquisa e relatos de experiência serão apreciados. Neste sentido, é ampla a margem de possibilidades de trabalhos a serem inscritos no GT Juventudes e Educação, possibilitando o alargamento destas discussões as quais configuram-se como importantes não apenas para o campo das juventudes, mas também para a academia e para a sociedade como um todo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.