GT56: Leitura e ensino
Resumo
O ensino de leitura é um dos maiores desafios da educação brasileira, e talvez o aprendizado mais valorizado e exigido pela sociedade, dada a sua importância em um mundo com tanta informação. Entretanto, a leitura não se restringe a um meio de adquirir informação, ainda que isso seja indispensável. Como atividade de interação altamente complexa de produção de sentidos, de acordo com Ingedore Koch, ela nos possibilita pensar, acatar ou refutar informações, torna-nos mais críticos e capazes de considerar diferentes perspectivas, proporciona prazer e deleite. O domínio da leitura como meio de acesso ao conhecimento produzido e ao prazer estético, no entanto, não se desenvolve espontaneamente, requer uma intervenção específica, papel que cabe ao professor. Nesse sentido, o trabalho com a leitura, de forma geral, tanto no ambiente escolar quanto no acadêmico, envolve diferentes processos e estratégias guiadas por diferentes objetivos, entre os quais podemos destacar: o desenvolvimento sistemático e progressivo de habilidades como compreender, relacionar, inferir, interpretar informações, favorecendo a ampliação do repertório de conhecimentos do leitor, a incorporação de novos e variados conceitos acerca das coisas, das pessoas, dos acontecimentos; o incentivo ao prazer pela leitura, à experiência do ler para desfrutar das palavras, do ler como objeto de fruição. De acordo com Antônio Cândido, a literatura é um Direito Humano, todos necessitam de ficção em todos os níveis e modalidades, seja por meio de anedotas, causos, histórias do folclore, crônicas, histórias em quadrinhos, filmes, músicas, para nos tornarmos humanizados e humanos. E essa necessidade é universal. Levando em conta essas questões, este Grupo de Trabalho se propõe a discutir pesquisas que enfocam o ensino da leitura no contexto da educação, considerando estudos teóricos e trabalhos voltados a leitores que já adquiriram o código escrito, que tenham como objetivo ampliar o universo cultural e possibilitar a formação humana na sua integralidade, tendo a leitura como forma de reflexão e intervenção na realidade, em favor do pleno exercício da cidadania.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.